Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O Básico do Farol



O Farol é a plataforma de vídeos institucional, nela é possível criar pontos de acesso para Streaming de vídeo ou mesmo a disponibilização de aulas e outros materiais gravados. Esta plataforma está em constante evolução, desta forma este tutorial busca apresentar uma forma simples de entender o seu funcionamento.

Produtores

Os produtores de conteúdo são os responsáveis por colocar o material que será distribuido na plataforma. Atualmente os produtores podem ser laboratórios de audiovisual ou mesmo páginas de curso que necessitam disponibilizar material de divulgação e didático. Neste caso, certifique-se que você possui uma produtora para poder publicar o seu conteúdo.
 
Depois de publicado o  conteúdo pode ser acessado em outras páginas institucionais por meio da ferramenta de Widget que será apresentada em um outro tutorial.

Acessando o painel

Para você poder ser vinculado ao  uma produtora, é necessário primeiro ter feito o login. O sistema cria automaticamente um usuário no momento do primeiro acesso. Com este acesso podemos vincular o seu usuário a o de uma produtora. Vamos considerar neste momento que você já possui usuário cadastrado e tem acesso a publicação de conteúdo em uma produtora. Basta clicar no item “login” e informar o seu CPF e a sua senha. Lembrando que a senha utilizada aqui é a mesma utilizado nos portais institucionais, seja o portal do aluno, do professor ou do ponto eletrônico. Todas as senhas estão unificadas.

Na tela de login coloque o seu CPF e a senha que você utiliza para acessar os sistemas institucionais, sejam eles os portais do professor, aluno, ponto eletrônico entre outros.

Entendendo o painel

Ao logar no painel administrativo você estará em uma tela que irá lhe listar todos os videos das produtoras que você tem papel de administrador. Você ´poderá editar ou mesmo publicar videos novos nesta tela. Vamos dar um foco agora nas opções que o menu nos permite explorar.

O painel é a área que você poderá publicar o videos na sua produtora, bem como configurar ambientes para fazer streaming ao vivo de materiais. Outro recurso disponível é a possibilidade de fazer listas de videos que poderão eventualmente ser configuradas no sítio web do seu curso ou em outro sítio institucional.

As opções do menu se comportam da seguinte maneira:

  1. Painel de Controle: Mostra a tela inicial que contem a listagem dos videos.
  2. Transmissções: Permite a criação de pontos de publicação para streaming de videos ao vivo.
  3. Listas: São as coleções de videos que são organizados de maneira a permitir que conteúdos relacionados possam ser listados nos sitios institucionais. Essas listas permitem a criação de galerias de videos sobre o mesmo tema e assundo de forma automática utilizando uma ferramenta chamada “UFSM – Farol”
  4. Capas: São coleções de capas que podem ser utilizadas quando se deseja que se crie programas só com audio e que não existe a possibilidade de se fazer uma imagem de apresentação do video.
  5. Voltar ao Farol: Vai para a tela pública do Farol.
  6. Produtores: Permite a edição a capa título e demais informações das produtoras que você administra.

Publicando vídeos

Na tela  referente ao gerenciamento de vídeos é possível notar o botão “Adicionar Dados”. Este é ponto de acesso para a publicação de novo conteúdo na plataforma.

Ao clicar neste botão uma nova tela de cadastro do conteúdo é apresentada.

A tela de adicionar novo vídeo você notará que existe os campos com o *(asterisco) que são os campos obrigatórios. São eles o título, a produtora, a categoria, o status de publicado ou não, o arquivo do vídeo.

São três as  categorias: Eventos, Extensão e UFSM

Somente o campo Descrição é opcional.

 

 

Depois do vídeo processado será possível gerar e escolher uma Thumbnail a partir das imagens processadas do vídeo. Essa opção é apresentada na ela de listagem do vídeo. São três os ícones que permitem a gestão desta capa.

“Gerar thumbs” irá processar o vídeo em busca de possíveis thumbnails a serem utilizadas no vídeo.

O botão “Olho” vai permitir trocar a thumbnail. O lápis vai permitir trocar o título e editar outras características da publicação.

O botão lixeira, por usa vez vai excluir o vídeo.

A tela de edição da Thumbnais é bastante simples. Serão apresentados os dados do vídeo e em seguida as opções baseadas no conteúdo do vídeo serão disponibilizados para a escolha da melhor opção.

O vídeo publicado irá parecer na página da produtora escolhida no Farol. Para achar a página da produtora basta acessar a página principal do farol e clicar no botão “Produtores”. Ali você irá encontrar todos os produtores e poderá encontrar a sua. 

Depois de ter o seu vídeo publicado você poderá incorporar ele em algum site institucional. Para isso vasta seguir o tutorial Incorporando um vídeo do Farol no seu Sítio Institucional.

Transmissão

A criação de uma transmissão é de forma similar ao de um vídeo. Clique em transmissões e depois em adicionar dados.

De maneira geral os itens do formulário são auto explicativos. Basta seguir as orientações para você poder criar um ponto de publicação. Nem todas as publicações são salvas e armazenadas do sistema. O usuário é quem irá escolher o formato de publicação. A transmissão pode ser de vídeo e áudio ou somente áudio. Não esqueça de selecionar a data e hora do início da transmissão.

Não esqueça de selecionar a data e hora da transmissão.

Clique no calendário. Selecione o dia e depois a hora e aperte no botão aplicar.

Na tela que cotem a listagem de todas as transmissões você terá acesso aos dados para a publicação da transmissão. Basta clicar no botão com a ícone do olho da sua transmissão para ter acesso aos dados dela.

A tela apresenta o link da transmissão a FMS URL e o Stream que são necessários para a publicação do material. 

Para fazer a transmissão você deve utilizar o software adequado para este tipo de procedimento.


Publicações Recentes