Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Acessibilidade como princípio inclusivo

Um dos principais motivos de trabalhar com o Wordpress é a possibilidade de padronizar a experiência do usuário, também no que se refere à acessibilidade. Atualmente, o acesso à internet tem se tornado cada vez mais indispensável para a comunicação, informação, educação, trabalho, lazer e tantas outras atividades do cotidiano. E para os usuários com deficiência ou mobilidade reduzida, pode significar ainda maior possibilidade de autonomia e independência por meio de recursos adaptativos. Mas, para isso, é fundamental que os conteúdos e estruturas virtuais atendam aos princípios e normas de acessibilidade.

“Barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação” (BRASIL, Lei Federal nº 13.146/2015).

Por vezes, o acesso a portais, sítios, formulários, documentos e outras mídias digitais não se dá com auxílio das interfaces mais comuns, como mouse, sistema de janelas, ícones e gráficos. É crescente o número de usuários que o fazem por meio de softwares e/ou hardwares adaptados às suas características pessoais, obtendo assim maior e mesmo total liberdade ao ler, escrever, navegar e utilizar os recursos disponibilizados. Como exemplo, as pessoas com cegueira, baixa visão, surdez, surdocegueira, tetraplegia, dislexia, lesões por esforço repetitivo, fadiga e tantas mais. Quer dizer, a gama de usuários beneficiados é ampla e possivelmente alcançará a todos em algum momento da vida. Então, é imprescindível que estes ambientes e arquivos digitais sejam planejados e concebidos com a máxima acessibilidade, permitindo esta flexibilização do acesso, através de recursos já disponibilizados nos ambientes digitais ou pela mediação de tecnologias assistivas específicas.

Desse modo, os Portais e Sítios da UFSM estão preocupados em garantir que todos os seus conteúdos e recursos sejam acessíveis. E, a partir do presente guia, convidamos todas as unidades administrativas e acadêmicas a aderirem e consolidarem esta acessibilidade comunicacional. Pois uma instituição de educação superior que prima pelos conhecimentos de ponta em prol do bem de toda a sociedade, como é o caso da UFSM, reconhece as potencialidades individuais de cada pessoa e busca alternativas para a inclusão social. Aprender a ver com outros olhos, a manusear além das mãos, a falar mesmo em silêncio, a caminhar com outros passos e a pensar em todos os sentidos é primordial para grandes profissionais e transformadores positivos da humanidade.