Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Quem atualiza seus dados?

O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) UFSM, desenvolvido pela UFSM, é uma solução de Tecnologia da Informação no que tange não só ao armazenamento de dados que geram gráficos, relatórios e indicadores, mas também a informações que demonstram o alcance e o aperfeiçoamento de resultados das atividades da Universidade. Neste processo de padronização do sítio da UFSM, compreende-se ser fundamental manter atualizado os dados no SIE, pois são estes que garantem a confiabilidade e a legitimidade dos diversos conteúdos que são essenciais para informar os públicos de interesse da instituição.

Atualmente, o Sistema abrange conteúdos e informações sobre as áreas: Acadêmica, Orçamentária, Financeira e Contábil, Recursos Humanos, Protocolo, Patrimônio, Materiais e Frota, entre outros. Diversos são os sítios que  dependem das informações do SIE/Portais, como: Pró-Reitorias, Órgãos, Unidades, Departamentos, Cursos e Laboratórios. Inserir as informações completas e atualizadas no SIE/Portais garante que os gestores dos sítios não precisem incluir alguns conteúdos manualmente no sítio, facilitando a atualização e precisão das informações.

Orientações específicas

Caso seja necessário a atualização do PPC e do Ementário, deve-se entrar em contato com o Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (CADE), localizada na PROGRAD.  O contato pode ser feito atrás do ramal 8872.

Contatos (e-mail e telefone) e endereço (prédio e sala) podem ser atualizadas junto à PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento). Solicitar serviço de atualização.

No caso de endereços de cursos, o endereço das unidades que os representam devem ser atualizados.

A grade de horários apresenta os horários com base no período de matrícula definidos para o curso no SIE.

Caso haja alguma divergência nas disciplinas ofertadas no sistema e nesta página, certifique-se de estar visualizando as disciplinas disponibilizadas para matrícula, e não para oferta, do período definido para o curso.

Os cadastros de lotação de exercício e funções gratificadas (equipes e chefias) são mantidas pela PROGEP – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

O conceito dos programas de pós-graduação devem ser atualizado da PRPGP

com a ramal 8382

As alterações de conceitos de curso devem ser encaminhas para a PROGRAD ou PROPLAN, que encaminharão a solicitação para o CPD atualizar os dados caso seja considerado procedente a solicitação .  

Os pesquisadores que tiverem interesse em vincular seu grupo de pesquisa ao site do Programa de Pós-graduação ou Curso de Graduação devem entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa pelo e-mail cp.prpgp@ufsm.br.

Para que os curso seja listado, ele deve estar assocaido a uma unidade ativa. Caso o seu sítio não esteja aparecendo é necessário entrar em contato com a PROPLAN (Pró-reitoria de Planejamento) para mudar o status das unidade do curso para ela poder ser listada no sítio da universidade. 

Atualizações Cadastrais

A classificação do curso quanto as áreas de conhecimento (por exemplo: engenharias, ciências agrárias)  é feita pelo DERCA. O Ramal de contato é 8281 e o e-mail para solicitação é derca@ufsm.br