Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Quem atualiza seus dados?

O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) UFSM, desenvolvido pela UFSM, é uma solução de Tecnologia da Informação no que tange não só ao armazenamento de dados que geram gráficos, relatórios e indicadores, mas também a informações que demonstram o alcance e o aperfeiçoamento de resultados das atividades da Universidade. Neste processo de padronização do sítio da UFSM, compreende-se ser fundamental manter atualizado os dados no SIE, pois são estes que garantem a confiabilidade e a legitimidade dos diversos conteúdos que são essenciais para informar os públicos de interesse da instituição.

Atualmente, o Sistema abrange conteúdos e informações sobre as áreas: Acadêmica, Orçamentária, Financeira e Contábil, Recursos Humanos, Protocolo, Patrimônio, Materiais e Frota, entre outros. Diversos são os sítios que  dependem das informações do SIE/Portais, como: Pró-Reitorias, Órgãos, Unidades, Departamentos, Cursos e Laboratórios. Inserir as informações completas e atualizadas no SIE/Portais garante que os gestores dos sítios não precisem incluir alguns conteúdos manualmente no sítio, facilitando a atualização e precisão das informações.

Orientações específicas

Para alterar informações relacionadas ao Projeto Pedagógico, Estrutura Curricular, informações exibidas no Ementário ou a área de conhecimento, os responsáveis pelo curso devem seguir as orientações abaixo:

Contatos (e-mail e telefone) e endereço (prédio e sala) podem ser atualizadas junto à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Solicitar serviço de atualização.

No caso de endereços de cursos, o endereço das unidades que os representam devem ser atualizados.

A alteração das redes sociais do rodapé é mantida pela Unidade de Comunicação Integrada da UFSM e a solicitação de alteração deve ser encaminhada para o email: comunicacaointegrada@ufsm.br

A grade de horários apresenta os horários com base no período de matrícula definidos para o curso no SIE.

Caso haja alguma divergência nas disciplinas ofertadas no sistema e nesta página, certifique-se de estar visualizando as disciplinas disponibilizadas para matrícula, e não para oferta, do período definido para o curso.

Os cadastros de lotação de exercício e funções gratificadas (equipes e chefias) são mantidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

O conceito dos programas de pós-graduação devem ser atualizado da P´ró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). Contato pelo ramal 8382.

As alterações de conceitos de curso devem ser encaminhas para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ou Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que encaminharão a solicitação para o Centro de Processamento de Dados (CPD) atualizar os dados caso seja considerado procedente a solicitação .  

Os pesquisadores que tiverem interesse em vincular seu grupo de pesquisa ao site do Programa de Pós-Graduação ou Curso de Graduação devem criar a página do Grupo dentro do site do curso conforme Tutorial.

Para inserir a página do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa é necessário entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa pelo e-mail cp.prpgp@ufsm.br.

Para que os curso seja listado, ele deve estar associado a uma unidade ativa. Caso o seu sítio não esteja aparecendo, é necessário entrar em contato com a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) para mudar o status da unidade do curso de forma que seja listada no sítio da universidade. 

Atualizações Cadastrais