O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) UFSM, desenvolvido pela UFSM, é uma solução de Tecnologia da Informação no que tange não só ao armazenamento de dados que geram gráficos, relatórios e indicadores, mas também a informações que demonstram o alcance e o aperfeiçoamento de resultados das atividades da Universidade. Neste processo de padronização do sítio da UFSM, compreende-se ser fundamental manter atualizado os dados no SIE, pois são estes que garantem a confiabilidade e a legitimidade dos diversos conteúdos que são essenciais para informar os públicos de interesse da instituição.
Atualmente, o Sistema abrange conteúdos e informações sobre as áreas: Acadêmica, Orçamentária, Financeira e Contábil, Recursos Humanos, Protocolo, Patrimônio, Materiais e Frota, entre outros. Diversos são os sítios que dependem das informações do SIE/Portais, como: Pró-Reitorias, Órgãos, Unidades, Departamentos, Cursos e Laboratórios. Inserir as informações completas e atualizadas no SIE/Portais garante que os gestores dos sítios não precisem incluir alguns conteúdos manualmente no sítio, facilitando a atualização e precisão das informações.
Orientações específicas
Caso seja necessário a atualização do PPC e do Ementário, deve-se entrar em contato com o Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (CADE), localizada na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O contato pode ser feito atrás do ramal 8872.
Contatos (e-mail e telefone) e endereço (prédio e sala) podem ser atualizadas junto à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Solicitar serviço de atualização.
No caso de endereços de cursos, o endereço das unidades que os representam devem ser atualizados.
A grade de horários apresenta os horários com base no período de matrícula definidos para o curso no SIE.
Caso haja alguma divergência nas disciplinas ofertadas no sistema e nesta página, certifique-se de estar visualizando as disciplinas disponibilizadas para matrícula, e não para oferta, do período definido para o curso.
Os cadastros de lotação de exercício e funções gratificadas (equipes e chefias) são mantidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
O conceito dos programas de pós-graduação devem ser atualizado da P´ró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). Contato pelo ramal 8382.
As alterações de conceitos de curso devem ser encaminhas para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ou Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que encaminharão a solicitação para o Centro de Processamento de Dados (CPD) atualizar os dados caso seja considerado procedente a solicitação .
Os pesquisadores que tiverem interesse em vincular seu grupo de pesquisa ao site do Programa de Pós-Graduação ou Curso de Graduação devem criar a página do Grupo dentro do site do curso conforme Tutorial.
Para inserir a página do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa é necessário entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa pelo e-mail cp.prpgp@ufsm.br.
Para que os curso seja listado, ele deve estar associado a uma unidade ativa. Caso o seu sítio não esteja aparecendo, é necessário entrar em contato com a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) para mudar o status da unidade do curso de forma que seja listada no sítio da universidade.
Atualizações Cadastrais
A classificação do curso quanto às áreas de conhecimento (por exemplo: engenharias, ciências agrárias) é feita pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA). O Ramal de contato é 8281 e o e-mail para solicitação de alteração é derca@ufsm.br