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Quem atualiza seus dados?

Sumário

Introdução

O Sistema de Informações para o Ensino (SIE), desenvolvido e utilizado pela UFSM, é um sistema integrado que abrange diversas áreas da instituição, sendo largamente utilizado em toda a universidade e operações fundamentais dependem do seu uso. A exigência natural para que os dados registrados estejam atualizados, de forma a garantir confiança e legitimidade, tornam o SIE uma ótima fonte para informar o público de interesse da instituição e ao mesmo tempo demonstrar o alcance e o aperfeiçoamento de resultados das atividades da Universidade.

Durante o processo de padronização dos sítios da UFSM, optou-se por integrar dados do SIE a alguns tipos de sítios como forma de garantir a transparência  e confiabilidade das informações, além de diminuir o custo de manutenção ao eliminar a necessidade de manutenção de duas bases de dados. Além do SIE, os sítios apresentam integração com outras ferramentas da UFSM como o Manancial.

Nas seções abaixo trataremos da origem e responsabilidade sobre a atualização dos dados de itens oriundos do SIE, outros sistemas e informações registradas diretamente nos sítios.

Informações de Cursos

Acesso para membros da coordenação e secretaria

O acesso ao painel administrativo dos sítios de curso é liberado de forma automática aos seguintes usuários:

  • Chefia da unidade vinculada ao cadastro do curso;
  • Chefia substituta da unidade vinculada ao cadastro do curso;
  • Servidores em exercício na secretaria ,e em suas subunidade, vinculada à unidade mencionada acima.

Quando ocorrer a substituição de membros da coordenação ou de responsável pela secretaria do curso, será necessário aguardar a manutenção deste cadastro pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Apresentação, Projeto Pedagógico e Estrutura Curricular

As informações exibidas na seção de Apresentação (e página “Sobre”), página “Projeto Pedagógico” e “Estrutura Curricular” são obtidas em sua maioria diretamente do cadastro do curso, especificamente:

  • Nome: utiliza o campo NOME EMEC ou, na sua ausência, o campo NOME DIPLOMA;
  • Coordenação e secretaria: 
    • Coordenador(a) e Coordenador(a) Substituto(a) são respectivamente o(a) chefe e o(a) chefe substituto(a) da unidade vinculada ao curso;
    • Secretário: o(a) chefe da unidade vinculada como secretaria da unidade vinculada ao curso;
  • Localização, Modalidade, Classificação, Turno, Ato de Reconhecimento e Área de Conhecimento são informações vinculadas diretamente ao cadastro do curso;
  • Período é proveniente da última versão de currículo (corrente ou ativa) disponível para o curso.

A atualização destas informações é regida por processos específicos sob responsabilidade que varia de acordo com o nível do curso:

Conceitos para Graduação e Pós-Graduação

Exibidos junto às informações de apresentação do curso, os conceitos para cursos de níveis de Graduação e Pós-Graduação são mantidos pelo Procurador Educacional Institucional (PI), membro da COPLIN / PROPLAN. O contato para tratar de alterações nos conceitos pode ser realizado através do endereço de e-mail pi@ufsm.br.

Endereço e informações de contato

As informações de contato (e-mail e telefone) e endereço (prédio e sala) de curso são obtidas do endereço cadastrado para unidade vinculada ao cadastro de curso, e é possível solicitar a atualização destes dados através do serviço de “Gestão das Estruturas” disponibilizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

É possível sobrescrever estas informações ou, no caso de sítios com múltiplos cursos, selecionar o número de endereços a exibir no rodapé. As informações sobre estes procedimentos podem ser encontradas em nosso artigo de ajuda “Editando Rodapé do seu Sítio“.

Horários (Oferta) de Disciplinas

A página de Horários (Oferta) de Disciplinas apresenta as disciplinas ofertadas no período atual pelos cursos vinculados ao sítio, permitindo a busca de disciplinas pelo nome. É possível verificar informações básicas (nome, código e carga horária) de cada disciplina e suas turmas, com mais informações disponíveis no Ementário. Para cada turma são exibidos os professores responsáveis, o código e, quando disponíveis, os horários semanais.

Os horários de cada turma são definidos pelas coordenações de curso, enquanto cabe aos departamentos alocar os docentes responsáveis.

Cabeçalho de Site: Nome e Descrição

A alteração de nome e descrição do curso é restrita, devendo ser solicitada através de chamado para o CPD por um dos gestores do site.

Redes Sociais

A gerência dos perfis vinculados aos sítios institucionais é realizada pela Unidade  de Comunicação Integrada (UNICOM), maiores informações podem ser encontradas no serviço Adicione redes sociais ao site.

Departamentos

Disponíveis nos sítios das Unidades de Ensino da UFSM, as páginas de departamentos agregam um conjunto de informações como contato, equipe e oferta de disciplinas, provenientes de diferentes áreas do SIE. Informações sobre cada item estão documentadas no artigo de ajuda sobre Departamentos, na seção “Quais informações vêm do SIE“.