Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios

Como criar formulários utilizando o Google Forms ?

A conta Google institucional oferecida hoje pela UFSM permite que sejam criados formulários interativos, uma vez que essa funcionalidade não está disponível diretamente nos sites, sendo assim o CPD recomenda a utilização do Google Forms como ferramenta para criação desses formulários, Eles podem ser criados facilmente para receber informações que podem ser preenchidas pelos usuários internos e externos a comunidade acadêmica.

Algumas funcionalidades disponibilizadas pelo Google Forms:

• Receber as informações em uma planilha (Google Planilhas), por email ou exportar os dados.
  • Incorporar o Formulário no site via iframe ou através do link.
  • Resposta em texto, opções de múltipla escolha, caixas de seleção, lista suspensa, data e horário.
  • Envio de arquivos pelo usuário.
  • Ver estatísticas das respostas
  • Fácil interação, tanto para que cria quanto para quem responde.
O primeiro passo é certificar que você está conectado a conta Google, após estar conectado basta acessar: https://forms.google.com e clicar na opção “Em branco”, (também é possível iniciar a partir de um dos templates disponibilizados como descrito na imagem abaixo)

Para adicionar e editar as perguntas nossa recomendação é ler a documentação oficial do Google Forms disponível através dos links abaixo:

1. O que você pode fazer com o Formulários?
  2. Criar seu formulário
  3. Escolher as configurações e visualizar seu formulário

4. Enviar seu formulário
  5. Analisar respostas do formulário
  6. Imprimir um formulário

A documentação oficial apresentada nos links acima é completa, sempre atualizada e descreve de maneira objetiva todos os passos que devem ser seguidos para a criação de um formulário para receber respostas dos usuários.

Como compartilhar o formulário ?

Uma vez que você já tenha configurado seu formulário como gostaria, clique em “Enviar” no canto superior direito da tela.

Será apresentada a tela abaixo, na qual você terá as seguintes opções: Email, redes sociais, receber o link de compartilhamento ou código de incorporação para adicionar o formulário no site.

Caso você escolha adicionar o link na página, basta criar um texto simples com link ou utilizar o widget “Botão” que está disponível no Elementor.

Caso queira “embedar” na página, ou seja, exibir como se o formulário estivesse dentro da própria página você poderá utilizar o widget “HTML” e colar o código de incorporação dentro do widget.