Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios

Cursos de Graduação e Técnicos

Esta página apresenta uma lista de Menus indicados para sítios de cursos de níveis técnico e de graduação, de forma a servir de referência para uma organização base que garanta um nível mínimo de familiaridade aos usuários da instituição.

Adicionalmente também são apresentadas informações sobre menus incluídos de forma automática, seus objetivos, a origem da informação e a possibilidade de sobrescrever o conteúdo.

Menu de Acesso Rápido

• Contato
    • Dados de contato de unidades como a coordenação e a secretaria, bem como outros que possam ser de utilidade para a comunidade.
  • Editais
    •  Link para a Busca ou página personalizada que contenha editais sobre bolsas, grupo PET e chamadas internas, entre outros.
  • Dúvidas Frequentes
  • Links Úteis
    • Página contendo links relevantes à comunidade interna e/ou externa.
  • Link de destaque
    • Uma forma de acesso rápido para tópicos de interesse como: evento, conselhos, sindicato.
  • Gestores do Sítio
    • Apresenta os atuais responsáveis pelo conteúdo do sítio ao listar todos os usuários administradores. Também informa a lista de coordenadores, coordenadores substitutos e secretários dos cursos vinculados ao sítio.
      Este menu é incluído de forma automática e não pode ser removido.

Menu Principal

Estrutura

Este é um menu que agrupa vários itens exibidos de forma automática, não é possível removê-lo.

Para adicionar novos itens a este menu basta que crie um menu raiz (que não seja filho de outro) com o nome “Estrutura“, e após adicionar os novos itens como filhos deste. Esses itens serão exibidos após os itens listados abaixo.

• Sobre
    • Exibe uma apresentação gerada de forma automática através de dados obtidos do SIE, entre eles:
      • Nome do curso;
      • Localização;
      • Modalidade;
      • Classificação (Presencial ou EaD);
      • Coordenador(a), Coordenador(a) Substituto(a) e Secretário(a);
      • Conceitos do curso.
    • Alterações desta informações no SIE podem demorar até 24h para serem refletidas no sítio.
    • Esta página pode ser sobrescrita através da ação “Sobrescrever página.
  • Estrutura Curricular
    • Exibe as informações do currículo do curso conforme registradas no SIE, incluindo:
      • Versões do Currículo;
      • Informações Gerais do Currículo (períodos, regime letivo, carga horária total, número de trancamentos, etc.);
      • Estruturas Curriculares: seções nas quais o curso está organizado (ex.: Disciplinas do Currículo Fixo e Disciplinas do Currículo Flexível);
      • Disciplinas por Período Ideal;
      • Pré-requisitos;
      • Disciplinas equivalentes.
    • Alterações destas informações do SIE não irão demorar a refletir no sítio, à exceção de novas versões de currículo que podem demorar até 24h para serem listadas no sítio.
  • Docentes
    • A página de docente é montada de acordo com a oferta de disciplinas do semestre corrente.
    • Esta página pode ser sobrescrita através da ação “Sobrescrever página.
  • Polos
    • Lista os polos de ensino nos quais o curso é ofertado no período atual.
    • Esta página é exibida somente para cursos EaD.
    • Esta página não pode ser sobrescrita.
  • Horários (Oferta de Disciplinas)
    • Apresenta as disciplinas disponíveis para matrícula no período atual, bem como a prévia do próximo período (quando disponível no SIE).
    • Alterações destas informações do SIE não irão demorar a refletir no sítio.
  • Calendário de Defesas
    • Apresenta o calendário de defesas para o curso conforme informações registradas pelos gestores no sítio.
    • Defesas exibidas nesta página também serão listadas no calendário geral.
    • Esse item não é exibido para cursos EaD.
    • Esse item somente é exibido quando houverem defesas cadastradas.
  • Grupos Acadêmicos

Conclusão de Curso

• TCC
    • Orientações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso, quando este for obrigatório para o curso.
  • Estágio
    • Orientações sobre o Estágio, quando este for obrigatório para o curso.
  • Orientações para formandos

Pesquisa e Extensão

• Projetos
    • Detalhes sobre os projetos desenvolvidos no curso.
  • PET
    • Detalhes sobre o grupo do Programa de Educação Tutorial vinculado ao curso.
  • Empresas Juniores
  • TCCs
    • Lista de Trabalhos de Conclusão de Curso disponíveis no Manancial.
  • Prêmios
  • Publicações
    • Itens de divulgação de produção acadêmica relacionados ao curso.

• Colegiado e Comissões
  • Formulários
    • Requerimentos diversos disponibilizados pelas Secretarias.
  • Manuais

Miolo

• Banner
  • Apresentação
    • A apresentação do curso. Pode-se repetir o conteúdo da página ‘Sobre” ao utilizar o widget “Apresentação de Cursos e Projetos”.
  • Utilidades
    • Utilize para exibir itens de acesso rápido, recomenda-se o uso do widget “Utilidades”.
    • Utilize o widget de Notícias para exibir as notícias gerais do sítio.
    • Utilize o widget de Eventos para exibir os eventos cadastrados no sítio.