Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Departamentos

Os sítios de departamentos, dentro da atual estrutura web da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estão sendo criados como páginas nas Unidades de Ensino que pertencem. Seus dados vem diretamente do banco de dados do SIE (Sistema Integrado de Ensino), garantindo, assim, a lista de professores e disciplinas conforme a lotação oficial e a oferta de disciplinas. É possível adicionar dados e informações complementares na página de cada departamento. Para isso, é necessário entrar em contato com o Núcleo de Divulgação Institucional  (NDI) de cada Unidade de Ensino para deixar essas informações atualizadas. Com o objetivo de fortalecer as Unidades de Ensino, é recomendado que notícias e informações de cada departamento sejam enviadas para o NDI para que a notícia possa ser vinculada na Unidade de Ensino.  Dessa forma, páginas independentes não estão sendo criadas a fim de maximizar os usos dos recursos públicos.]

Contudo, algumas informações vem do sistema e são mantidas atualizadas pela PROPLAN (Proreitoria de Planejamento) (Itens de número da imagem abaixo) e outras como Descrição e Horário de Atendimento vem do cadastro do departamento que é atualizado pelo NDI da unidade de ensino (Item 2 da imagem abaixo).

Tela com os itens a serem atualizados pelos gestores do sitio e pelo SIE

A tela que contem os dados que são atualizados pelo NDI de cada unidade pode ser visualizado na imagem a seguir. O campo descrição é utilizado para colocar as informações adionais. Além do campo descrição, é possível atualizar o horário de funcionamento do departamento, visto que essa informação ainda não está disponível no sistema de gestão educacional da universidade  (SIE).

Tela administrativa do WordPress com os cadastros do departamento. Mostra os campos descrição e horário de atendimento em destaque.
Campos mantidos pelos gestores dos sítios de unidades de ensino