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Suporte

O que é?

A divisão de Suporte tem como atribuição proporcionar acesso direto à Rede corporativa e indireto às redes externas e Internet. Para tanto gerencia os Serviços de Registro de Nomes, NAT, DHCP, IPV6, Topologia Lógica e Física, Tratamento de Incidentes de Segurança, Proxy Web e SOCKS. Estas atividades buscam manter a condição de tráfego na topologia da rede em toda a sua capilaridade até os nodos terminais, envolvendo equipamentos e meios físicos de transmissão. Também gerencia Serviços de Correio Eletrônico, VOIP, Listas de Discussão, Anti-Spam e Anti-Vírus Corporativo, Hospedagem de Sítios Web e Wifi Corporativo.

Atividades
  • Conduzir todos os assuntos relacionados às operações e recursos de tecnologia da informação e telecomunicações dentro da divisão de suporte alinhados com as necessidades da organização.
  • Coordenar, planejar e liderar atividades e objetivos de tecnologia da informação (TI) da organização.
  • Gestão de Sistema de Firewall
  • Revisão e proposição de normas e políticas institucionais
  • Adequação a normas e legislações internas e externas
  • Gestão de Incidentes de Segurança
  • Gestão e Tratamento de Vulnerabilidades
  • Gestão de controle de acesso para o uso da rede/internet
  • Análise de riscos relacionados a Segurança da Informação
  • Gestão da segurança física(CPD)
  • Treinamento e conscientização relacionados a Segurança da Informação
  • Monitorar eventos na Infraestrutura e Serviços de TI
  • Gerenciar requisições de mudanças relacionados à Infraestrutura e Serviços de TI
  • Gerenciar incidentes da Infraestrutura e Serviços de TI
  • Gerenciar e identificar ativos de TI
  • Identificação e tratamento de problemas relacionados à Infraestrutura e Serviços de TI
  • Gerenciamento de Ambiente de Virtualização.
  • Gerenciamento de ambientes Operacionais (Windows e Linux).
  • Gerenciamento de usuários.
  • Instalação e configuração de computadores
  • Formatação de máquinas
  • Instalação de softwares básicos
  • Remoção de vírus
  • Manutenção de roteadores
  • Configurações de e-mails
  • Ativação de proxy
  • Suporte em videoconferências de bancas de mestrado/doutorado realizadas no auditório do CPD
  • Transmissão, gravação e suporte a eventos realizados no campus e prédios do centro.

  • Gestão e manutenção: SMTP, MX, listas e Webmail, serviço anti-spam dos domínios @cpd.ufsm.br @smail.ufsm.br @mail.ufsm.br
  • Gestão dos serviços do Gsuite para o domínio @ufsm.br
  • Gestão de compras de TI
  • Gestão de Contratos de TI
  • Gestão de Projetos de Rede
  • Backbone de Campus e de Prédios
  • Instalação de rádio Ponto a Ponto
  • Instalação de WIFI Institucional
  • Instalação ou Manutenção de Fibra ótica
  • Manutenção de rádio ponto a ponto
  • Manutenção de Rede
  • Manutenção Física de Switch
  • Gerenciamento de endereços IPV4 e IPV6
  • Prover os serviços de DNS, NAT, DHCP, Proxy, NTP
  • Gerenciamento de ativos de rede
  • Análise de Desempenho IP
  • Manutenção Lógica de Switch
  • Serviço EDUROAM
  • Roteamento
  • Ativação/Manutenção de rede Lógica
  • Conexão TCP/IP
  • Gestão da infraestrutura do Datacenter
  • Configuração e manutenção dos componentes físicos e lógicos que compõem o Datacenter: grupo gerador, no-break, servidores, switches, climatização.
  • Gestão e sustentação do servidor de acordo com o papel Administrador de suporte
  • Gerenciamento da plataforma de serviços do CPD – Configuração e atualização de versão
  • Implantação e treinamento em outras unidades
  • Implantação de soluções e configuração de servidores para serviços de nuvem
  • Testes de performance, falhas, entre outros.
  • Manutenção de sistemas de terceiros (SEER, DSPACE, LOCK) para revistas e periódicos da instituição.
  • Inspeção e Verificação, Manutenção, Remoção de Espaço
  • Gerenciamento, planejamento e execução de Backups
  • Serviço de criação de cópias de segurança dos dados Institucionais que estão no banco de dados e nos equipamentos servidores.
  • Atualizações e correções das aplicações solicitadas pela Divisão de Desenvolvimento.