Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Comissão Gedai participa de evento com Palestrantes Internacionais

No dia 28 de novembro membros da Comissão Gedai/UFSM participaram de um Curso com Luciana Duranti (Professora da School of Library, Archival, and Information Studies da University of British Columbia, Vancouver, Canadá) e Corine Rogers (Coordenadora do Projeto InterPARES Trust, Vancouver, Canadá), promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Sobre o Curso:

Tanto os métodos arquivísticos quanto os da perícia forense digital evoluíram a partir da prática e se estabeleceram enquanto disciplinas profissionais por meio do desenvolvimento de princípios teóricos. Princípios estes que acabam por retornar para informar e padronizar essa mesma prática. A Perícia Forense de Documentos Digitais é uma nova disciplina que surge da intersecção da perícia forense digital e da ciência arquivística para identificar documentos em sistemas digitais, avaliar sua autenticidade e estabelecer os requisitos necessários para sua preservação de longo prazo. O curso procurou introduzir áreas de convergência entre as atividades da perícia forense digital e da preservação arquivística, além de apresentar a pesquisa internacional e multidisciplinar do InterPARES Trust, que investiga questões envolvendo a confiabilidade de documentos em ambientes online, das mídias sociais ao governo eletrônico e a big data, integrando conceitos do direito, da perícia forense digital, da diplomática arquivística, da economia e do gerenciamento de riscos.