Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Situação Atual da Documentação do Arquivo Intermediário da AJUFSM

As atividades de intervenção arquivística no Núcleo de Assistência Judiciária Gratuita da Universidade Federal de Santa Maria (AJUFSM) – o qual é uma das subunidades do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – iniciaram-se no 2º semestre de 2013, tendo como passo inicial a realização de um instrumento diagnóstico da situação do acervo, a fim de subsidiar a organização do acervo documental e a adoção de políticas arquivísticas para a implementação do Arquivo Setorial do referido local.

Sob a coordenação da Arquivista do DAG, Maiara de Arruda Nascimento, constatou-se que a documentação restringia-se em cópias de Ações Judiciais (originais encontram-se preservados no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) e relatórios de estágios dos alunos do Curso de Direito da UFSM. Ficou definido, juntamente com a equipe do Núcleo de Assistência Judiciária Gratuita, que as Ações Judiciais teriam prazo de guarda de 10 (dez) anos contando da data de baixa do processo judicial, sendo que os Relatórios de Estágio seriam de Guarda Permanente, devido à necessidade de consulta e pesquisa.

Num primeiro momento, foi realizada a análise das Ações Judiciais, sendo as mesmas higienizadas, classificadas e ordenadas. Convém ressaltar que o número de documentos é significativo, resultando num processo minucioso, que demanda certo tempo para ser executado. Além disso, foi feita a seleção dos documentos que deveriam ser eliminados (constando em Listagem de Eliminação de Documentos que futuramente será encaminhada ao Arquivo Nacional), e dos que permanecem no Arquivo Intermediário aguardando a destinação final.

A partir do 2° semestre de 2014, os arquivistas do DAG, Alexander Rossatto Tittelmeyer e Josiane Ayres Sfreddo, assumiram a coordenação do trabalho. A organização do Arquivo Intermediário das Ações Judiciais está em processo de finalização. Num segundo momento, será iniciada a análise e organização dos Relatórios de Estágio.

Seguem fotos das situações anterior e atual do Arquivo Intermediário:

MONTAGEM

Autoria das Imagens: Maiara de Arruda Nascimento e Josiane Ayres Sfreddo