Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 011 Máquina de Fabricação de Comprimidos

A criação do Laboratório Industrial Farmacêutico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se deve ao Departamento de Administração Hospitalar, subordinado ao Centro de Ciências Biomédicas, ainda na administração do Dr. José Mariano da Rocha Neto. O Laboratório tinha como finalidade proporcionar o ensino prático e o aprendizado técnico aos alunos do Curso de Farmácia e Bioquímica, além disso, produzir medicamentos para suprir as necessidades dos Hospitais Universitários e outros setores da Universidade. Os medicamentos produzidos eram: Sufadiazina, Sufato Ferroso, Dipirona, Vitamina B, entre outros e eram destinados à comunidade, mediante venda através de convênios com entidades públicas ou privadas.

Com o fornecimento de produtos e medicamentos pelo Laboratório Industrial Farmacêutico, as operações e internações hospitalares do Hospital Universitário Centro, tiveram uma redução de quase 30 % em seu custo total. Os produtos elaborados pela UFSM deram uma economia de 58,5%, relativamente ao preço do comércio, o que representou em 1974 uma economia de aproximadamente Cr$ 60.000,00.

No ano de 1975 o laboratório adquiriu uma máquina para fabricação de comprimidos Modelo 158 Pica-Pau, FABBE- Grande Central, de funcionamento automático, acionada mediante motor elétrico, diretamente acoplado, construída em ferro fundido e aço de qualidade especial para suportar forte pressão, com mancais e embuchamento de bronze, com produção aproximadamente de 40 batidas por minuto e pressão de 10 toneladas. Em equipamentos o laboratório contava no valor aproximado de Cr$ 200.000,00.

Atualmente o Laboratório Industrial Farmacêutico e o Laboratório de Análises Clínicas servem ao Hospital Universitário da UFSM, viabilizando o atendimento a centenas de pessoas que diariamente chegam a ele. Além disso, o Laboratório Industrial Farmacêutico fabrica medicamentos básicos, utilizados no atendimento à comunidade.

Arquivo Fotográfico UFSM.1975QueroQueroV2N11P38.

Texto: Catiana Ramiro da Silveira, Acadêmica do 3º semestre de Arquivologia.

Audiodescrição da imagem: Fotografia em preto e branco de homem de perfil, virado para a direita, manuseando uma máquina. O homem é claro, tem costeletas grandes e cabelos ondulados. Usa jaleco branco e camisa. Segura uma alavanca grande com a mão esquerda e uma peça com a mão direita. Ambas na altura da barriga. A máquina é de metal e quase do tamanho do homem. Tem uma peça em formato circular à esquerda e uma grande correia do lado esquerdo. Ao centro, há uma bandeja sobre um recipiente metálico.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras