Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 014 Feira das Profissões

No final dos anos 90 grandes modificações tecnológicas, cientificas e políticas já influenciavam na escolha de uma carreira. Com base nessa afirmação, a Comissão Permanente de Vestibular (Coperves) da UFSM deu inicio a Feira das Profissões, com o propósito de orientar alunos de ensino fundamental e médio, profissionais da educação e pais, através de temas, atividades e exposições.

A primeira edição do evento ocorreu em setembro de 1998, no Centro de Eventos da universidade. O público de cerca de 30.000 pessoas visitou os pavilhões da UFSM, com estandes dos cursos de graduação, Editora, Núcleo Antártico, Grife, Colégio Técnico Industrial, Colégios Agrícolas de Santa Maria e Frederico Westphalen, PRAE, PROGRAD, COPERVES e DERCA.

A Feira das Profissões também abria espaço para outras instituições, eventos paralelos e a Mostra Externa do Exercito Gaúcho com minicursos, palestras e eventos culturais.

Com base nos resultados das edições anteriores, a oitava edição da feira, realizada em 2006, sob a coordenação do arquivista Nériton Porto, teve a participação de 250 escolas de ensino médio. O grupo de Teatro Viramundo, o Museu Itinerante da PUCRS e as forças armadas também participaram com atividades.

O projeto da oitava edição enunciava também que entre os benefícios advindos da nova relação de interação da UFSM com as comunidades devido a implementação do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES) na UFSM em 1995, destacava-se a preocupação da instituição em apurar quais as expectativas dos alunos na construção do seu projeto de vida.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do 4° semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia colorida de um dia ensolarado, com uma vista geral de um pórtico na cor terra, sustentado por 3 colunas e virado para a esquerda. Na parte superior, está escrito Centro de Eventos, em letras brancas, maiúsculas e sublinhadas. Na coluna do centro, próximo às letras, tem um banner retangular, vertical da RBSTV. Abaixo, 2 portões de tela azuis. O portão da esquerda é por onde entram e saem pessoas. Ao fundo, próximo às pessoas, 3 tendas piramidais, uma casa bege e marrom e árvores. O portão da direita está interditado por uma corda vermelha. à direita da foto e na coluna direita do pórtico, em primeiro plano, uma placa branca escrito na parte superior, em destaque: “Bem vindos a 6º Edição da”, em preto. Abaixo, 3 capelos pretos um sobre o outro e ao lado e faixas nas cores verde, amarela e vermelha, formando uma bandeira estilizada do Rio Grande do Sul. Ao lado, em letras azuis escrito Feira das Profissões, com alinhamento à direita e uma pequena entrelinha entre as palavras. Mais à direita, um círculo vermelho com o desenho de uma garrafa e sobreposto a marca Coca Cola em branco. No rodapé da placa, as logomarcas da RBS, da UFSM e da Rádio Atlântida. No canto inferior direito da foto, vê­-se pessoas sentadas no meio fio, à sombra da placa.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras