Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 115 Feira Científica e Tecnológica do Peies em 2004



Fotografia horizontal e colorida de um grupo de aproximadamente cinquenta pessoas, em pé, junto à varanda de entrada de um pavilhão, em um dia ensolarado. A imagem, em plano médio, com enfoque inclinado da direita para a esquerda, tem algumas pessoas em primeiríssimo plano, de costas, e outras, mais distantes, da cintura para cima, de perfil. Elas têm faixa etária de 20 a 60 anos, sendo homens e mulheres, de pele branca, algumas de cabelo escuro e outras de cabelo claro, e todas vestindo casaco. O pavilhão, com paredes em alvenaria de tijolo à vista e telhado de telha colonial, ambos na cor vermelha cerâmica, tem apenas um dos lados visível, onde encontra-se janelas, um portão e uma varanda de entrada. As janelas, localizadas na parte superior da parede, são vitrôs na vertical, tipo basculante, posicionadas lado a lado, com quatro básculas horizontais em cada uma. O portão, de ferro e cor azul, totalmente fechado, tem dimensões aproximadas de dois metros de altura por três metros de largura e localiza-se junto à varanda, à direita da imagem. A varanda de entrada, área coberta ao redor do portão, de aproximadamente três metros de altura por cinco metros de largura e dois metros de comprimento, tem o telhado apoiado sobre dois caibros de madeira, quadrados. Na varanda, de costas para o portão, uma mulher branca, magra, de cabelo escuro e longo, na faixa etária dos 30 anos, tem a expressão concentrada. Ela está em pé, parece falar para as demais pessoas, segurando um microfone com a mão direita e um papel branco na esquerda. Ao lado direito e atrás da mulher, mastros com duas bandeiras, posicionadas uma ao lado da outra. Em frente aos mastros, dois homens, de cor clara, na faixa etária dos 50 anos, enquadrados da cintura para cima, com as mãos cruzadas na altura da cintura. Em frente a extremidade direita da varanda, uma placa retangular na vertical, com cerca de três metros de altura e um metro e 20 centímetros de largura, contendo as seguintes informações: “Feira de Tecnologia, Ciências e Artes do PEIES”, na parte superior, com fundo amarelo e escrita em azul, sendo a palavra Feira em negrito e PEIES em negrito e caixa alta; “Pavilhão Técnico – Científico A”, ao centro, com fundo branco e escrita em azul;

Em agosto de 2004, no Centro de Eventos no campus da UFSM, foi realizada a Feira de Tecnologia e Ciências do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES). A iniciativa foi da Comissão Permanente do Vestibular (COPERVES) e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), tendo como objetivo principal a ampliação e qualificação das ações desenvolvidas pelo programa. A feira foi um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados pelos estudantes das escolas credenciadas e cadastradas ao mesmo. O PEIES foi um sistema de vestibular seriado da UFSM, projetado em 1995, a pedido do Reitor, como um novo modelo de entrada para a universidade, e finalizado em 2011. Nele alunos do Ensino Médio respondiam à questões objetivas em uma prova realizada no final de cada um dos três anos escolares.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2004.052.003.AN.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, Acadêmica do 3°semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de um grupo de aproximadamente cinquenta pessoas, em pé, junto à varanda de entrada de um pavilhão, em um dia ensolarado. A imagem, em plano médio, com enfoque inclinado da direita para a esquerda, tem algumas pessoas em primeiríssimo plano, de costas, e outras, mais distantes, da cintura para cima, de perfil. Elas têm faixa etária de 20 a 60 anos, sendo homens e mulheres, de pele branca, algumas de cabelo escuro e outras de cabelo claro, e todas vestindo casaco. O pavilhão, com paredes em alvenaria de tijolo à vista e telhado de telha colonial, ambos na cor vermelha cerâmica, tem apenas um dos lados visível, onde encontra-se janelas, um portão e uma varanda de entrada. As janelas, localizadas na parte superior da parede, são vitrôs na vertical, tipo basculante, posicionadas lado a lado, com quatro básculas horizontais em cada uma. O portão, de ferro e cor azul, totalmente fechado, tem dimensões aproximadas de dois metros de altura por três metros de largura e localiza-se junto à varanda, à direita da imagem. A varanda de entrada, área coberta ao redor do portão, de aproximadamente três metros de altura por cinco metros de largura e dois metros de comprimento, tem o telhado apoiado sobre dois caibros de madeira, quadrados. Na varanda, de costas para o portão, uma mulher branca, magra, de cabelo escuro e longo, na faixa etária dos 30 anos, tem a expressão concentrada. Ela está em pé, parece falar para as demais pessoas, segurando um microfone com a mão direita e um papel branco na esquerda. Ao lado direito e atrás da mulher, mastros com duas bandeiras, posicionadas uma ao lado da outra. Em frente aos mastros, dois homens, de cor clara, na faixa etária dos 50 anos, enquadrados da cintura para cima, com as mãos cruzadas na altura da cintura. Em frente a extremidade direita da varanda, uma placa retangular na vertical, com cerca de três metros de altura e um metro e 20 centímetros de largura, contendo as seguintes informações: “Feira de Tecnologia, Ciências e Artes do PEIES”, na parte superior, com fundo amarelo e escrita em azul, sendo a palavra Feira em negrito e PEIES em negrito e caixa alta; “Pavilhão Técnico – Científico A”, ao centro, com fundo branco e escrita em azul; “UFSM”, na parte inferior, alinhada à esquerda, com fundo azul e escrita em branco e caixa alta, mais três logomarcas posicionadas uma ao lado da outra, sendo a central de cor branca, a direita de cor azul marinho e a esquerda de cor branca. Ao lado esquerdo da varanda, uma grande árvore com os galhos por sobre o telhado da mesma, e o céu claro acima.

Audiodescritora Roteirista: Aline do Prado Ferreira

Audiodescritor Consultor: Cristian Evandro Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1112

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes