Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 024 55 Anos da UFSM em Retalhos



Foto quadrada em preto e branco de três homens em pé, ao sol, em campo aberto. Todos têm pele clara, cabelos curtos e escuros, são parcialmente calvos e olham para o chão. À esquerda, o Reitor José Mariano da Rocha Filho, virado levemente à direita, veste terno e gravata escura, camisa branca e segura com a mão direita uma cuia de chimarrão próximo ao peito. Ao centro, o deputado federal Tarso Dutra, de frente, veste terno com o primeiro botão abotoado, gravata preta e camisa branca e tem os braços estendidos ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo. Virado à esquerda, Evandro Behr, usa óculos de sol, camisa e calças brancas e cinto preto. Segura a alça de uma chaleira com a mão direita, tem o braço esquerdo flexionado e a mão no bolso da calça. Todos usam sapatos pretos. No chão, relva com clareiras. Ao fundo, céu limpo, árvores distantes e arbustos.

Texto da Imagem 1: 

1959 – A concretização da primeira universidade no interior do Brasil fica mais próxima com a doação de 40 hectares de terras pelas famílias Behr e Tonetto. Na foto, o Reitor José Mariano da Rocha Filho, Deputado Federal Tarso Dutra e Evandro Behr conversam no dia em que Evandro anuncia a doação.

Texto: Marcos Machado Paulo, Acadêmico do 2º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem 1: Foto quadrada em preto e branco de três homens em pé, ao sol, em campo aberto. Todos têm pele clara, cabelos curtos e escuros, são parcialmente calvos e olham para o chão. À esquerda, o Reitor José Mariano da Rocha Filho, virado levemente à direita, veste terno e gravata escura, camisa branca e segura com a mão direita uma cuia de chimarrão próximo ao peito. Ao centro, o deputado federal Tarso Dutra, de frente, veste terno com o primeiro botão abotoado, gravata preta e camisa branca e tem os braços estendidos ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo. Virado à esquerda, Evandro Behr, usa óculos de sol, camisa e calças brancas e cinto preto. Segura a alça de uma chaleira com a mão direita, tem o braço esquerdo flexionado e a mão no bolso da calça. Todos usam sapatos pretos. No chão, relva com clareiras. Ao fundo, céu limpo, árvores distantes e arbustos.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Foto quadrada em preto e branco de dez homens e duas mulheres, ao sol, em um gramado, diante de uma placa fixada em uma coluna de pedra. Todos são claros, de meia idade e usam cabelos curtos. Ao centro, homem segura microfone junto ao peito e está com a parte inferior do corpo encoberta pela coluna. Tem cabelo e bigode castanhos, veste terno e gravata escuros sobre camisa clara e olha a placa. À direita, homem virado à esquerda, com cabelos escuros, costeletas e mãos unidas. Usa óculos de grau e veste batina branca longa amarrada na cintura. Atrás deles, à esquerda, as mulheres com vestidos estampados claros e cavados. Uma usa óculos de grau e a outra, de sol. O reitor Mariano da Rocha está ao lado delas, um pouco a frente. Tem cabelos e bigode castanhos, usa terno e gravata escuros, camisa clara e está com o lado esquerdo do tronco encoberto pelo homem do microfone, ao contrário do homem de farda militar, cujo lado encoberto é o direito. Os demais vestem ternos, camisas e gravatas. O homem da lateral direita, usa gravata borboleta e óculos de aviador. Outros quatro usam óculos de grau. A maior parte do grupo está à direita e de costas para o sol. A coluna de pedra mede aproximadamente oitenta centímetros de altura. No topo da coluna, vê-se o reflexo da borda superior da placa. Ao fundo, céu com nuvens, árvore e morro.

Texto da Imagem 2: 

1970 – No Campus da UFSM vários prédios já ocupavam os espaços que antes eram apenas campos. A Avenida Roraima também ganhou destaque com projeto de jardinagem, a pavimentação, a construção do arco de entrada e uma placa. Na foto, a inauguração da Avenida Roraima em 14 de dezembro de 1970, em comemoração aos 10 anos de UFSM.

Texto: Marcos Machado Paulo, Acadêmico do 2º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem 2: Foto quadrada em preto e branco de dez homens e duas mulheres, ao sol, em um gramado, diante de uma placa fixada em uma coluna de pedra. Todos são claros, de meia idade e usam cabelos curtos. Ao centro, homem segura microfone junto ao peito e está com a parte inferior do corpo encoberta pela coluna. Tem cabelo e bigode castanhos, veste terno e gravata escuros sobre camisa clara e olha a placa. À direita, homem virado à esquerda, com cabelos escuros, costeletas e mãos unidas. Usa óculos de grau e veste batina branca longa amarrada na cintura. Atrás deles, à esquerda, as mulheres com vestidos estampados claros e cavados. Uma usa óculos de grau e a outra, de sol. O reitor Mariano da Rocha está ao lado delas, um pouco a frente. Tem cabelos e bigode castanhos, usa terno e gravata escuros, camisa clara e está com o lado esquerdo do tronco encoberto pelo homem do microfone, ao contrário do homem de farda militar, cujo lado encoberto é o direito. Os demais vestem ternos, camisas e gravatas. O homem da lateral direita, usa gravata borboleta e óculos de aviador. Outros quatro usam óculos de grau. A maior parte do grupo está à direita e de costas para o sol. A coluna de pedra mede aproximadamente oitenta centímetros de altura. No topo da coluna, vê-se o reflexo da borda superior da placa. Ao fundo, céu com nuvens, árvore e morro.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Foto horizontal de vista aérea de gramado com um prédio de teto triangular, pessoas, árvores, estacionamento e um lago. Centralizado, na metade superior da foto, prédio do Espaço Multiuso da UFSM nas cores branco, marrom e uma parede em tons de bege. No canto esquerdo do prédio, grupo musical se apresenta diante de dezenas de pessoas espalhadas sobre o gramado. À esquerda, no canto inferior, parte do lago com o reflexo das árvores da beira. À direita, parte do estacionamento com nove carros, ciclistas e motociclistas. Uma estrada asfaltada corta o gramado entre o prédio e o lago, contorna o lado direito do prédio até outra estrada que passa atrás dele. À esquerda, ao fundo, um banheiro químico, um contêiner pequeno na cor azul ao lado de um grande na cor verde e parte de uma estrada de terra.

Texto da Imagem 3: 

2015 – A proximidade da UFSM com a comunidade alcança maiores proporções com o Projeto Viva o Campus. O projeto visa a promoção de eventos artísticos, culturais, educacionais e esportivos, construindo assim espaços de lazer e cidadania.

Texto: Marcos Machado Paulo, Acadêmico do 2º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem 3: Foto horizontal de vista aérea de gramado com um prédio de teto triangular, pessoas, árvores, estacionamento e um lago. Centralizado, na metade superior da foto, prédio do Espaço Multiuso da UFSM nas cores branco, marrom e uma parede em tons de bege. No canto esquerdo do prédio, grupo musical se apresenta diante de dezenas de pessoas espalhadas sobre o gramado. À esquerda, no canto inferior, parte do lago com o reflexo das árvores da beira. À direita, parte do estacionamento com nove carros, ciclistas e motociclistas. Uma estrada asfaltada corta o gramado entre o prédio e o lago, contorna o lado direito do prédio até outra estrada que passa atrás dele. À esquerda, ao fundo, um banheiro químico, um contêiner pequeno na cor azul ao lado de um grande na cor verde e parte de uma estrada de terra.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-2234

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes