Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 037 Competições Nacionais em Santa Maria



Fotografia em preto e branco de um homem em pé, atrás de uma mesa com dois microfones, e ao fundo, olhando-¬o, seis homens sentados lado a lado. Quatro à esquerda e dois à direita. Os homens têm pele clara, cabelos curtos e estão de frente para nós. À esquerda, uma cadeira vazia. Na segunda cadeira, um homem com cabelos, sobrancelhas e bigode castanho escuros. Veste terno preto, camisa branca e gravata preta. Está com a perna esquerda cruzada sobre a direita e as mãos sobre elas. Os próximos estão parcialmente encobertos pela toalha da mesa e vê¬se apenas do peito para cima e da canela para baixo. O segundo é calvo, tem cabelos claros nas laterais e veste uniforme militar. O terceiro tem cabelos grisalhos sobre as orelhas, usa óculos e veste batina preta com colarinho branco. O quarto homem está atrás de um microfone, usa óculos escuros, veste terno escuro, camisa branca e gravata escura. O quinto homem está em pé, com as mãos para trás e próximo ao microfone. É calvo, tem bigode, cabelos claros nas laterais e veste terno preto, camisa branca e gravata preta. O sexto homem veste terno cinza com colete, camisa branca, gravata preta e usa óculos de grau. O último homem é mais jovem, tem cabelos escuros, veste terno preto, camisa branca e gravata preta. Está com as mãos sobre as pernas e os pés cruzados abaixo da cadeira. Sobre a mesa, de aproximadamente dois metros, uma toalha branca floreada com franjas nas bordas. Ao centro, ocupando ⅕da mesa, uma flâmula em formato de seta, cuja ponta alcança o chão. No topo da flâmula, duas faixas estreitas, uma escura e uma clara. A parte inferior é dividida ao meio, na vertical, tendo à esquerda o Cruzeiro do Sul sobre um fundo escuro e, à direita, a sigla CBDU em letras maiúsculas dispostas de cima para baixo, sobre fundo claro. Sob a mesa e as cadeiras, um tapete claro. Ao fundo, cortinas alternadas em dois tons cobrem as paredes. Presa às cortinas, uma faixa clara escrito XVI Jogos Universitários Brasileiros, em letras maiúsculas escuras. Está posicionada da esquerda até a cabeça do homem em pé. À direita da faixa, quatro emblemas. O primeiro, um quadro pequeno com fundo escuro. Nele, um archote vertical em chamas na esquerda e ao lado a sigla USM em letras maiúsculas, dispostas de cima para baixo. À direita do quadro, o brasão de Santa Maria em tamanho um pouco maior. Ao lado, parte de uma flâmula com três estrelas brancas em fundo escuro. Abaixo do brasão, um quadro redondo com o mapa do Rio Grande do Sul, centralizado, em cor escura, fundo claro e borda escura. Sobre o mapa, uma faixa diagonal, com início na parte inferior esquerda, com a sigla FUGE, em letras maiúsculas.

Com o objetivo de aumentar a participação em atividades esportivas nas Instituições de Ensino Superior, foi criado em 1935 os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Sua primeira edição aconteceu na cidade de São Paulo e o critério para participação é estar matriculado no sistema educação brasileiro, secundário ou universitário, privado ou público. Três anos depois, foi criada a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), ficando sob sua responsabilidade a organização dos JUBs. Atualmente a CBDU é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com seu destaque nacional por ser a primeira Universidade no interior, sediou a XVII edição dos JUBs já no ano de 1962, apenas dois anos após sua fundação. Os JUBs em Santa Maria contaram com a participação de aproximadamente 1500 atletas de diferentes regiões do Brasil, que disputaram as modalidades esportivas: vôlei, bola ao cesto, atletismo, natação, futebol e esgrima. No inicio de agosto, aconteceu um desfile das delegações pelo centro da cidade marcando a chegada dos JUBs, a cerimônia de abertura contou com 30 mil participantes, com banda de música de colégios tradicionais, hasteamento das bandeiras e discursos da CBDU e da Federação Universitária Gaúcha. Na foto em destaque, a reunião com os organizadores nas vésperas do evento que aconteceu de 30 de agosto a 10 de setembro.

Em 2016 o 63º JUBs acontecerá em Cuiabá, Mato Grosso. Esta edição, além das modalidades já existentes: Atletismo, Badminton, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Ginástica Rítmica, entre outros, terá a inclusão de corrida de rua, o JUBs Acadêmico, com seleção de trabalhos e pesquisas, esporte universitário paralímpico e pela primeira vez será considerada como uma modalidade esportiva competições em jogos virtuais.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1962.029.006.

Texto: Marcos Machado Paulo, Acadêmico do 3º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia em preto e branco de um homem em pé, atrás de uma mesa com dois microfones, e ao fundo, olhando-­o, seis homens sentados lado a lado. Quatro à esquerda e dois à direita. Os homens têm pele clara, cabelos curtos e estão de frente para nós. À esquerda, uma cadeira vazia. Na segunda cadeira, um homem com cabelos, sobrancelhas e bigode castanho escuros. Veste terno preto, camisa branca e gravata preta. Está com a perna esquerda cruzada sobre a direita e as mãos sobre elas. Os próximos estão parcialmente encobertos pela toalha da mesa e vê­se apenas do peito para cima e da canela para baixo. O segundo é calvo, tem cabelos claros nas laterais e veste uniforme militar. O terceiro tem cabelos grisalhos sobre as orelhas, usa óculos e veste batina preta com colarinho branco. O quarto homem está atrás de um microfone, usa óculos escuros, veste terno escuro, camisa branca e gravata escura. O quinto homem está em pé, com as mãos para trás e próximo ao microfone. É calvo, tem bigode, cabelos claros nas laterais e veste terno preto, camisa branca e gravata preta. O sexto homem veste terno cinza com colete, camisa branca, gravata preta e usa óculos de grau. O último homem é mais jovem, tem cabelos escuros, veste terno preto, camisa branca e gravata preta. Está com as mãos sobre as pernas e os pés cruzados abaixo da cadeira. Sobre a mesa, de aproximadamente dois metros, uma toalha branca floreada com franjas nas bordas. Ao centro, ocupando ⅕da mesa, uma flâmula em formato de seta, cuja ponta alcança o chão. No topo da flâmula, duas faixas estreitas, uma escura e uma clara. A parte inferior é dividida ao meio, na vertical, tendo à esquerda o Cruzeiro do Sul sobre um fundo escuro e, à direita, a sigla CBDU em letras maiúsculas dispostas de cima para baixo, sobre fundo claro. Sob a mesa e as cadeiras, um tapete claro. Ao fundo, cortinas alternadas em dois tons cobrem as paredes. Presa às cortinas, uma faixa clara escrito XVI Jogos Universitários Brasileiros, em letras maiúsculas escuras. Está posicionada da esquerda até a cabeça do homem em pé. À direita da faixa, quatro emblemas. O primeiro, um quadro pequeno com fundo escuro. Nele, um archote vertical em chamas na esquerda e ao lado a sigla USM em letras maiúsculas, dispostas de cima para baixo. À direita do quadro, o brasão de Santa Maria em tamanho um pouco maior. Ao lado, parte de uma flâmula com três estrelas brancas em fundo escuro. Abaixo do brasão, um quadro redondo com o mapa do Rio Grande do Sul, centralizado, em cor escura, fundo claro e borda escura. Sobre o mapa, uma faixa diagonal, com início na parte inferior esquerda, com a sigla FUGE, em letras maiúsculas.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-827

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes