Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 055 Seminário do Projeto Borba Gato em 1981

Em fevereiro de 1981 a Universidade Federal de Santa Maria firmou um convênio com dois ministérios, o da Educação e Cultura e o Ministério do Interior, criando assim o Programa “Borba Gato”, cuja finalidade era fortalecer o agricultor de baixa renda e os produtores rurais mais carentes, através da integração e ações a fim de elevar sua renda, qualidade de vida e produção. Dois meses depois foi realizado um seminário onde foram expostas suas atividades. O programa durou por cinco anos e ganhou auxilio do Projeto Rondon, que recrutava estudantes de todo país dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, entre outros, para trabalhar em regiões carentes de auxilio governamental, trazendo assim benefícios não só para os estudantes que aprimoram suas técnicas, mas também para beneficiar populações locais.

Fotógrafo: Rubens Gadêa. Arquivo Fotográfico UFSM.1981.051.002.

Texto: Vágner Fabris, Acadêmico do 5° semestre do Curso de História da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de um grupo de onze pessoas atrás de uma mesa sobre um palco. A mesa, coberta por uma toalha clara até o chão, tem o brasão da UFSM afixado ao centro e, sobre o tampo, um arranjo de flores. Em pé, atrás e ao centro da mesa, um senhor fala ao microfone. Tem a pele branca, os cabelos escuros e curtos, está engravatado e de óculos. As demais pessoas estão sentadas e vestem terno e gravata, exceto a única mulher, de casaco branco. À esquerda, o primeiro senhor manipula uma pilha de papeis, enquanto a mulher escreve e os demais olham para frente. Ao fundo, parede branca.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem