Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 056 Batismo de um Avião do Aeroclube de Santa Maria em 1963

Fotografia quadrada em preto e branco de um senhor de pele clara e cabelos escuros e curtos, com terno e gravata, despejando espumante sobre a hélice de um avião. A parte frontal do avião, à esquerda, está virada para a direita, com a hélice de duas pás na extremidade. O senhor, à direita, segura a garrafa com a mão direita e sorri. Sentado sobre o trem de pouso dianteiro do avião, um menino de pele clara e cabelo curto e claro, com terno, gravata e bermuda. Ao redor do homem, várias pessoas observam a ação. Ao fundo, um prédio que se vê até o terceiro andar e uma viatura com dois policiais ao lado.

Quanto mais real era a possibilidade de poder voar, mais o desejo se tornava presente, foi assim que João Carlos Hausen, um funcionário municipal, na época, e mais tarde piloto e primeiro instrutor de vôo do aeroclube, junto com os seus futuros sócios colaboradores, criaram o Santa Maria Aeroclube Sport, atualmente mais conhecido como Aeroclube de Santa Maria. Tudo começou em 1938 com a criação de um planador e a vontade de torná-lo algo maior, então com passar dos anos e muito trabalho, a escola de treinamento para pilotos da aviação civil conquistava a formação dos primeiros pilotos de Santa Maria, aquisição de novos aparelhos para instrução, formação de monitores. No ano de 1952 conquistou o título de 4º lugar no território nacional. Hoje a escola conta com mais de 70 anos de fundação.

Fotógrafo: Armando Bondarenko. Arquivo Fotográfico UFSM.1963.091.003.

Texto: Danielle Godoy Espindola, Acadêmica do 3º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada em preto e branco de um senhor de pele clara e cabelos escuros e curtos, com terno e gravata, despejando espumante sobre a hélice de um avião. A parte frontal do avião, à esquerda, está virada para a direita, com a hélice de duas pás na extremidade. O senhor, à direita, segura a garrafa com a mão direita e sorri. Sentado sobre o trem de pouso dianteiro do avião, um menino de pele clara e cabelo curto e claro, com terno, gravata e bermuda.  Ao redor do homem, várias pessoas observam a ação. Ao fundo, um prédio que se vê até o terceiro andar e uma viatura com dois policiais ao lado.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem