Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 058 Feira do Livro na Praça Saldanha Marinho em 1974

Os primórdios da feira do livro de Santa Maria têm seu início no final da década de 60 mas somente em 1973, no centro da cidade de Santa Maria, é oficialmente criada a I Feira do Livro Universitária, que viria a se tornar a Feira do Livro de Santa Maria. Era uma iniciativa dos estudantes de comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como atividade de extensão e essencialmente universitária e também sendo organizada por uma comissão de entidades representativas como a Prefeitura Municipal de Santa Maria, o SESI, SESC, UFSM, UNIFRA, alguns anos depois instituindo um caráter comercial à feira. Como havia poucas Livrarias em Santa Maria um ano depois a feira cresce e começa a ser configurada a novos padrões, recebendo cada vez mais editoras e autores renomados no país, ainda contando com a participação dos estudantes.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1974.073.002.

Texto: Vágner Fabris, Acadêmico do 5° semestre do Curso de História da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada em preto e branco de vários estandes enfileirados, com pessoas sob guarda-chuvas em um dia chuvoso. Os estandes são na forma de casinhas, de madeira, e aparecem lateralmente. As pessoas estão em frente aos estandes, segurando livros. Ao fundo, um prédio de dois andares com “Banco do Estado do Rio Grande do Sul” na fachada. Mais ao fundo, prédio de mais de dez andares.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem