Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 060 20 Anos do Núcleo Integrado de Estudo e Apoio a 3ª Idade em 2003

No ano de 2003, em Santa Maria, comemorava-se com apresentações na Praça Saldanha Marinho, os 20 anos da integração de indivíduos da 3ª idade com a Universidade Federal de Santa Maria, onde as pessoas a partir dos 55 anos inscrevem-se como Aluno Especial II e participam do projeto realizado pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Projeto este que foi nomeado como Núcleo Integrado de Estudo e Apoio a 3ª Idade (NIEATI), e que tem como objetivo trazer aos idosos oportunidades culturais e sociais que antes não eram oferecidas, como por exemplo, aulas de teatro, natação, dança, karate, entre outros. Hoje um dos eventos mais conhecidos é o Acampavida onde os alunos inscritos podem participar mais dessas atividades dentro da própria Universidade.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2004.046.006.AN.

Texto: Danielle Godoy Espindola, Acadêmica do 3º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal colorida, de um grupo de 14 pessoas idosas posicionadas em círculo, que caminham e seguram guarda-chuvas abertos, em uma praça. As pessoas,13 mulheres e um homem, vestem calças pretas e camisetas brancas e os guarda-chuvas são de diferentes cores e estampas, posicionados para fora do círculo.  Acima do grupo, a estrutura metálica de um toldo branco, com sete cachopas de balões em tons de azul e branco e uma faixa retangular de fundo branco com três logomarcas pequenas à direita e uma à esquerda e com escritas centralizadas onde se lê: “MULTIMOSTRA” em vermelho, abaixo em preto NÚCLEO INTEGRADO DE ESTUDO E APOIO A TERCEIRA IDADE comemora, abaixo em amarelo “20 ANOS e por último, em vermelho Nossos velhos, nosso orgulho. Ao fundo, os degraus da praça, dois prédios e aproximadamente 17 pessoas que assistem a apresentação. O dia é ensolarado e as sombras das árvores projetam-se no chão.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem