Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

UFSM no TICAL 2016

A Conferência TICAL é o principal evento de Gestores de TIC das Universidades da América Latina, o marco da Conferência deste ano foi a assinatura da ata de constituição da Rede de Gestores de TIC das Universidades da América Latina, com a participação de um grupo de universidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Peru e Uruguai.

A Conferência TICAL 2016, iniciou no dia 13 de setembro com cerca de 300 participantes de diferentes países da América Latina. A primeira plenária do dia foi dada pelo americano Marc Hoit, vice-presidente de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual da Carolina do Norte. Em sua palestra, Hoit apresentou como as instituições nos EUA estão aproveitando os dados para melhorar o sucesso dos estudantes, as atividades universitárias e de pesquisa e inovação. Os desafios da segurança colaborativa foram objeto da segunda sessão plenária, chefiada pelo diretor da Internet Society, Olaf Kolkman. O holandês explicou a importância de discutir a questão da segurança, especialmente num momento em que o desenvolvimento de novas tecnologias, como a “Internet das Coisas”.

O segundo dia da Conferência foi marcado pelas palestras dos brasileiros. Silvio Meira disse que: “Estamos chegando ao fim da era da ingenuidade digital e passando a era da performance digital”. A apresentação foi muito elogiada e causou um forte impacto na audiência, por se tratar de uma quebra de paradigma que pode ser muito benéfica para todo o setor. Antonio Rivas, sócio gerente da Gartner Executive Programs, compartilhou sua experiência com a palestra “Digital Drives Disruptive Innovation and Changes the Balance in Education Ecosystem”.

image

No último dia da Conferência, a pesquisadora mexicana Maria Elena Chan, apresentou o tema “Megatendências e inovação educacional: desafios e desenvolvimento das TIC”. A apresentação do trabalho da Comissão Gedai “Transparência e Memória: O Projeto de Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Digital da UFSM” aconteceu com a participação de diversas universidades da América Latina na plateia, dentro do eixo temático Soluções TIC para a Gestão, onde os trabalhos de México e Guatemala também foram compartilhados.