Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão participa do VII Congresso Nacional de Arquivologia



Integrantes da Comissão Gedai participaram, entre os dias 17 e 21 de Outubro, do VII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) promovido pela Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive-CE) realizado em Fortaleza/Ceará com o tema ‘Da interoperabilidade à interdisciplinaridade’. Os Anais do evento está disponível aqui.

A comissão participou da Oficina ‘Archivematica e ICA-AtoM’ ministrada por Dan Gillean e Sara Allain, da empresa Artefactual, criadora das ferramentas. O encontro ocorreu no dia 17 de outubro e permitiu o aprofundamento dos conhecimentos na ferramenta e suas principais funcionalidades. Além disso, foi possível conversar diretamente com os Arquivistas da Artefactual para discutir as ações e esclarecer dúvidas sobre o projeto em implementação na UFSM. Também reforçamos a parceria já existente e a continua colaboração para o suporte e aperfeiçoamento das ferramentas adotadas. 

oficina

 

Durante o Congresso, aconteceu a Plenária: “Governo Eletrônico: políticas, ações, transações e interoperabilidade”, em que a Arquivista da Comissão Gedai Débora Flores participou como painelista juntamente com a Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Claudia Lacombe. Em sua fala, a Arquivista Débora explanou sobre as ações de Informatização da Gestão, preservação e acesso aos documentos digitais que estão ocorrendo na UFSM, pontuando, com ilustrações práticas no SIE, os debates teóricos tecidos durante o evento.

 

 

Os principais resultados da participação neste evento foram: a integração com demais instituições que estão atuando na informatização da Gestão Documental; o aprofundamento de temáticas como o uso de RDC-Arq e aplicação do E-arq; o contato direto com os desenvolvedores dos softwares Atom e Archivematica; e a divulgação em âmbito nacional do trabalho desenvolvido na área de documentos digitais pela Universidade Federal de Santa Maria.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3130

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes