Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

DAG no VII Congresso Nacional de Arquivologia



A sétima edição do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) aconteceu em Fortaleza, Ceará, de 17 a 21 de outubro. O Departamento de Arquivo Geral (DAG) marcou presença com palestras, apresentação de comunicações, oficinas, e participantes ouvintes. O evento visa divulgar, refletir e discutir as novas tendências da gestão arquivística e da gestão da informação, integrando seus diversos atores: docentes, discentes, gestores, técnicos, profissionais e comunidade em geral.

 A arquivista Débora Flores ministrou a Oficina Digitalização de Documentos e ministrou a palestra Interoperabilidade do Governo Brasileiro: metadados e sistemas arquivísticos, enfatizando a Comissão de Estudos da Gestão de Documentos Arquivísticos Institucionais (Gedai/UFSM) na Plenária 3: Governo Eletrônico: políticas, ações, transações e interoperabilidade.

plenaria3a menor

 Fotografia: Neiva Pavezi

A arquivista Neiva Pavezi apresentou (em co-autoria com o arquivista Gilberto Fladimar Rodrigues Viana) a comunicação O Documento Digital na Perspectiva do Recordkeeping Informatic: o Caso das Portarias de Afastamento da UFSM Geradas no SIE.

DSC07195 menor

Fotografia: Gilberto Viana

 A arquivista Cristina Strohschoen dos Santos apresentou duas comunicações: A Preservação e a Difusão do Acervo Sonoro da Rádio da UFSM (em co-autoria com a acadêmica de Jornalismo Katia Suelem Moreira) e Arquivos Fotográficos, Difusão e Acessibilidade (em co-autoria com os acadêmicos de Arquivologia Marcos Machado Paulo, Danielle Godoy Espíndola).

IMG 2180 menor

Fotografia: Tassiara Kich

Participaram também, como ouvintes, os arquivistas Geovana Gayer de Souza, Josiane Ayres Sfreddo e Alexander Rossatto Tittelmeyer.

 



Publicações Recentes