Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 068 Núcleo De Paleontologia UFSM Em 1980

A criação do Núcleo de Paleontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1980 demonstra o grande interesse científico da instituição. O laboratório tem por finalidade a preservação dos fosseis na área de Santa Maria e arredores, bem como o desenvolvimento de pesquisas sobre o material coletado. Além disso, o trabalho do laboratório compreende a limpeza e classificação do material recolhido e usa-o para fins didáticos. Atualmente, a universidade conta com um Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA), localizado na cidade de São João do Polênise, devido ao grande número de fósseis lá descobertos. O núcleo de paleontologia agora leva o nome de Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia e localiza-se no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) no Campus sede da UFSM.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1980.168.001.

Texto: Raabe Balsamo, Acadêmica do 1º semestre do Curso de História da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de duas mulheres em pé junto a uma mesa com ossos e outros materiais de trabalho. Elas estão nas laterais da mesa, de perfil, e erguem um osso grande por cima do móvel. A mulher da esquerda, de pele clara e cabelos curtos e escuros, usa óculos de grau, veste calça escura, camisa escura de mangas longas dobradas e colete de lã claro, e um relógio no pulso esquerdo. A mulher da direita, de pele clara e cabelo escuro, liso e comprido, veste casaco e calça de abrigo aveludado e escuro. A mesa, de madeira escura e formato retangular, tem, sobre o tampo, um tripé de metal, dezessete fragmentos de ossos na lateral esquerda e, à direita, seis fragmentos de ossos sobre papeis brancos. Ainda sobre a mesa, um martelo, ao centro, e, no fundo, uma caixinha de madeira, cuja tampa está semi-aberta, um aparelho elétrico quadrado e um frasco de vidro com pó branco. A sala tem paredes azulejadas, brancas, com canos de fiação elétrica horizontal a meia altura.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem