Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 070 Exposição de Pinturas de Iberê Camargo em 1987

O artista plástico Iberê Camargo esteve em Santa Maria em novembro de 1987, quando fez uma visita à Sala de Exposições Professor Hélios Homero Bernardi da UFSM, para ver a amostra de dez serigrafias por ele doadas ao acervo da Instituição. Iberê Camargo, um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20, nasceu em 1914, em Restinga Seca, Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria transferindo-se posteriormente para Porto Alegre, onde frequentou o curso de Arquitetura no Instituto de Belas Artes. Em 1986, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Santa Maria.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1987.138.001 e 1987.138.002.

Texto: Jaqueline Inês Both, acadêmica do 6º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Montagem horizontal em preto e branco, com duas fotos verticais: à esquerda, um quadro com o esboço de uma figura humana, e, à direita, a foto de um senhor calvo com  camisa de  colarinho bem aberto e  olhar  focado. O quadro, à esquerda, apresenta num fundo acinzentado uma mistura de diferentes traços, escuros e claros, que esboçam a figura frontal de uma mulher nua e em pé. Ela tem cabelos volumosos a altura do pescoço, olhos, nariz e queixo delineados; ombros retos, seios fartos, cintura fina e coxas grossas.Próximo ao rosto, na parte superior do quadro, um facho de luz. Já a foto, à direita, num fundo liso e claro, apresenta um homem centralizado e enquadrado do peito para cima, levemente virado para a esquerda. Ele tem aproximadamente 70 anos, pele branca, rosto oval, calvo, com cabelos claros e lisos, sobrancelhas espessas e escuras, orelhas grandes, nariz volumoso e comprido, lábios finos e pescoço enrugado. Veste camisa clara, com o colarinho bem aberto e dois bolsos com botões na lapela.

Audiodescritora roteirista: Josefa Lídia C. Pereira

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto