Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 078 Apiário Didático do Colégio Agrícola em 1983



Fotografia vertical em preto e branco de um homem, de corpo inteiro, segurando um fumigador e a tampa de uma caixa de abelhas, em um campo com arbustos ao fundo. O homem, à direita, está de perfil esquerdo, tem cabelo curto, claro e liso e um chapéu de palha de abas largas sobre a cabeça. Encobrindo o chapéu e o rosto, uma proteção de tecido transparente, que na altura do pescoço é claro e grosso. O homem veste um macacão escuro de manga longa e calçados fechados e escuros. Na mão esquerda segura, pela alça, um fumigador, de metal, e na mão direita, a tampa de uma caixa, de madeira, com muitas abelhas pousadas. A caixa, à esquerda da foto e abaixo da tampa, é constituída por dois compartimentos sobrepostos com puxadores na parte frontal, e está apoiada em duas latas pequenas de metal. O compartimento de cima é uma melgueira. No compartimento de baixo está uma colméia e tem escrito o número treze. O chão é coberto de grama e, ao fundo, arbustos pequenos, escuros e ralos. 

A UFSM, na década de 80, mantinha um apiário didático localizado no Colégio Agrícola, sob a direção do Técnico Agrícola Vanderlan Mendes, especialista em apicultura. O apiário proporcionava aos alunos do Colégio Agrícola estágios e aulas práticas. Também eram ministrados cursos, a pedido da EMATER, em várias cidades do centro do Estado. Possuía 25 colméias com vários modelos de caixas, destacando-se as Schenk, Schirmer e Americana. A produção anual de mel era em torno de 500 quilos, produto este vendido a alunos, professores e funcionários da universidade a preço inferior ao mel vendido no comércio. Com a venda o apiário conseguia se auto-sustentar, devolvendo para os cofres da UFSM as verbas gastas com sua manutenção.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1983.058.002.

Texto: Jaqueline Inês Both, acadêmica do 6º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de um homem, de corpo inteiro, segurando um fumigador e a tampa de uma caixa de abelhas, em um campo com arbustos ao fundo. O homem, à direita, está de perfil esquerdo, tem cabelo curto, claro e liso e um chapéu de palha de abas largas sobre a cabeça. Encobrindo o chapéu e o rosto, uma proteção de tecido transparente, que na altura do pescoço é claro e grosso. O homem veste um macacão escuro de manga longa e calçados fechados e escuros. Na mão esquerda segura, pela alça, um fumigador, de metal, e na mão direita, a tampa de uma caixa, de madeira, com muitas abelhas pousadas. A caixa, à esquerda da foto e abaixo da tampa, é constituída por dois compartimentos sobrepostos com puxadores na parte frontal, e está apoiada em duas latas pequenas de metal. O compartimento de cima é uma melgueira. No compartimento de baixo está uma colméia e tem escrito o número treze. O chão é coberto de grama e, ao fundo, arbustos pequenos, escuros e ralos. 

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1017

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes