Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 081 CRICTE – Congresso de Engenharia em 1993



Fotografia horizontal, em preto e branco, de um grupo de cinco homens e uma mulher, sentados atrás de uma mesa. Todos têm pele clara e faixa etária entre 40 a 50 anos. À esquerda, o primeiro homem, de rosto arredondado, calvo, veste camisa pólo de tom claro e tem um óculos de grau na altura do peito, preso à um cordão que está ao redor do pescoço.  Olha com expressão séria para a direita e segura com os dedos de ambas as mãos uma caneta pelas extremidades, com os punhos apoiados na mesa. O segundo homem tem rosto arredondado, cabelo curto e escuro,  levemente grisalho. Usa óculos de grau, veste terno escuro e camisa de tom claro. Olha para frente, a testa está franzida e os braços estão cruzados com os cotovelos apoiados na mesa. Próximo a ele, um microfone. Ao centro, homem com cabelo escuro e curto e sobrancelhas grossas. Veste terno claro, camisa clara e gravata escura. Olha para a esquerda está com a boca ligeiramente aberta. A mão direita está estendida para frente  sobre a mesa  e a mão esquerda segura um óculos de grau. À frente dele, um microfone. O quarto homem tem cabelo curto, levemente volumoso e grisalho, olhos com pálpebras caídas e nariz comprido. Veste terno claro, camisa clara e gravata escura. Olha para a esquerda e segura com a mão esquerda uma folha de papel e encosta os dedos da mão direita na folha. A mulher, de rosto pequeno e arredondado, cabelo ondulado e volumoso, na altura dos ombros e dividido ao meio. Veste uma blusa clara com mangas até o cotovelo e dois botões um acima do outro no peito, próximo da gola. Olha para a direita e está com as mãos juntas sobre a mesa. O último homem tem rosto pequeno e arredondado, cabelo curto e escuro. Veste terno e gravata escuros e camisa clara.   Está com os olhos fechados,  a testa franzida e as mãos sobrepostas em cima da mesa. A mesa é retangular e estreita e está totalmente coberta por uma toalha escura, com renda clara nas bordas. Sobre a mesa folhas de papel e os microfones metálicos escuros em pedestais.

Em 1993 o Centro de Tecnologia da UFSM sediou a 9° edição do Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica (CRICTE), com o apoio da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE RS e SC). O Professor Jarbas Militiski, diretor-presidente da Fapergs, palestrou na cerimônia de abertura. Criado em 1985, o CRICTE é um evento anual que tem por finalidade a apresentação e divulgação de trabalhos técnicos e científicos de acadêmicos e bolsistas de iniciação científica. O congresso conta com a participação de muitas instituições de ensino da Região Sul e países vizinhos, em geral os trabalhos apresentados expandem-se para projetos mais amplos, facilitando a interação de acadêmicos e pesquisadores.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1993.094.003.

Texto: Kátia Moreira, Acadêmica do 7° semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de um grupo de cinco homens e uma mulher, sentados atrás de uma mesa. Todos têm pele clara e faixa etária entre 40 a 50 anos. À esquerda, o primeiro homem, de rosto arredondado, calvo, veste camisa pólo de tom claro e tem um óculos de grau na altura do peito, preso à um cordão que está ao redor do pescoço.  Olha com expressão séria para a direita e segura com os dedos de ambas as mãos uma caneta pelas extremidades, com os punhos apoiados na mesa. O segundo homem tem rosto arredondado, cabelo curto e escuro,  levemente grisalho. Usa óculos de grau, veste terno escuro e camisa de tom claro. Olha para frente, a testa está franzida e os braços estão cruzados com os cotovelos apoiados na mesa. Próximo a ele, um microfone. Ao centro, homem com cabelo escuro e curto e sobrancelhas grossas. Veste terno claro, camisa clara e gravata escura. Olha para a esquerda está com a boca ligeiramente aberta. A mão direita está estendida para frente  sobre a mesa  e a mão esquerda segura um óculos de grau. À frente dele, um microfone. O quarto homem tem cabelo curto, levemente volumoso e grisalho, olhos com pálpebras caídas e nariz comprido. Veste terno claro, camisa clara e gravata escura. Olha para a esquerda e segura com a mão esquerda uma folha de papel e encosta os dedos da mão direita na folha. A mulher, de rosto pequeno e arredondado, cabelo ondulado e volumoso, na altura dos ombros e dividido ao meio. Veste uma blusa clara com mangas até o cotovelo e dois botões um acima do outro no peito, próximo da gola. Olha para a direita e está com as mãos juntas sobre a mesa. O último homem tem rosto pequeno e arredondado, cabelo curto e escuro. Veste terno e gravata escuros e camisa clara.   Está com os olhos fechados,  a testa franzida e as mãos sobrepostas em cima da mesa. A mesa é retangular e estreita e está totalmente coberta por uma toalha escura, com renda clara nas bordas. Sobre a mesa folhas de papel e os microfones metálicos escuros em pedestais.

Audiodescritora roteirista: Cintia Pasa Lopes

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1040

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes