Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 082 Professor Luiz Gonzaga Isaia em 1970

Luiz Gonzaga Isaia era considerado o braço direito de José Mariano da Rocha Filho, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Maria. Em 1962 assumiu a direção do então Departamento de Administração Central (DAC) da USM, ocupando o cargo por oito anos, período no qual foi construída a primeira etapa do campus sede da UFSM. Todos os assuntos passavam por este setor, desde construção até gestão de pessoal. Naquela época as reuniões do Conselho Universitário eram realizadas aos domingos ou feriados.  Isaia reuniu dados e registros históricos e com eles publicou, em 2006, o livro UFSM Memórias, importante fonte de pesquisa sobre a história da universidade. Para ele, o livro serviria também para a mocidade ciosa de conhecer as raízes históricas que alimentaram a obra do ensino superior em Santa Maria. O professor faleceu em julho de 2016 com 89 anos.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1970.088.001.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, Arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de um homem escrevendo em um caderno junto a uma mesa de vidro, no interior de uma sala. O homem, no centro da imagem, de frente, enquadrado do peito para cima e com os braços sobre a mesa, escreve a caneta sobre uma página do caderno, com a mão direita, enquanto a esquerda repousa ao lado. Ele possui pele clara, lábios grossos, bigode e cabelos escuros, com calvície; usa terno e gravata de tons escuros, camisa clara, óculos escuro em formato quadrado e grande e uma aliança no dedo anelar esquerdo; e tem a expressão concentrada, com os olhos voltados para o caderno e os lábios levemente apertados. Em primeiro plano, a mesa de vidro, enquadrada da metade do tampo para trás, reflete a imagem do homem. Ao fundo da sala, uma parede de tom claro com uma janela localizada na parte superior-esquerda e uma cortina transparente que encobre ambas.

Audiodescritora roteirista: Pricila Arrojo da Silva

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem