Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 084 Atendimento à Comunidade Pelo Curso de Direito em 1995



Fotografia horizontal e colorida de um grupo de 4 pessoas em uma sala, examinando documentos ao redor de duas mesas posicionadas em forma de L. A sala tem paredes brancas e, ao fundo, uma porta de madeira avermelhada, fechada, à direita. À esquerda da porta, um quadro de avisos de aproximadamente 50x50, com seis folhas de tamanhos diferentes, afixadas com percevejos. Em destaque, legível, dois avisos: “Registre a ação na secretaria antes de ajuizá-la” e, “Proibido fumar”. À esquerda do quadro, um armário de madeira de duas portas com uma tarjeta azul de patrimônio da UFSM. À direita, outra parede, com um vão que leva a um corredor, onde encontra-se  outra porta de madeira avermelhada, que tem uma folha de papel branca fixada na altura dos olhos, com  a letra “S” visível parcialmente. No centro, em primeiro plano, as quatro pessoas estão reunidas, ao redor de duas mesas: uma mesa posicionada de frente e a outra, à esquerda, de lado para a fotografia. São dois homens sentados, um de frente e outro de costas, e duas mulheres em pé, na lateral da mesa, de perfil esquerdo. O homem sentado de frente, está atrás da mesa, em uma cadeira de couro preta. Ele tem aproximadamente 50 anos, bigode e cabelo castanho, grisalho e calvo no topo da cabeça. Usa óculos de armação avermelhada, casaco de couro azul escuro com zíper, colete de lã azul marinho e camisa branca de botões, desabotoada no colarinho. Em suas mãos e sobre a mesa, diversos papeis chamam sua atenção. Seus braços estão dobrados e apoiados sobre a mesa. À direita do homem, sobre a mesa, estão: dois livros, um de capa verde e um de capa vermelha; um calendário e uma caixa arquivo de tampa plástica azul. O outro homem, de costas, está sentado em uma cadeira de encosto preto. Tem aproximadamente 30 anos, é encorpado e usa jaqueta azul de jeans. Tem o braço esquerdo dobrado e escorado na segunda mesa, ao lado. Sobre esta,  uma pasta de couro preta e um calendário vermelho mostrando o ano, 1995. As mulheres são jovens, entre 20 e 30 anos e observam com atenção os documentos sobre a mesa. A primeira, ao lado direito do homem de costas, está de perfil esquerdo, é morena, tem cabelo castanho, encaracolado e na altura dos ombros. Ela veste uma blusa clara com bordados de flores e filigranas marrons formando os galhos. A segunda mulher, próxima ao homem de frente, está de perfil esquerdo e segura um documento próximo ao corpo. Ela é loira e usa o cabelo preso. Veste uma blusa amarela e um Blazer cinza, com ombreiras, um bolso, dois botões grandes pretos e gola grande, com detalhes pretos que também encontram-se nos punhos e no bolso, mais uma calça jeans com cinto preto; e No pescoço um colar de pérolas. O chão é de parquet intercalado em claro e escuro.

A Faculdade de Direito de Santa Maria iniciou suas atividades em 1959, inicialmente vinculada à Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas de Santa Maria. A primeira turma ingressou em 1971. A criação da Assistência Judiciária Gratuita (AJG) em 1978 e do Núcleo de Integração Jurídico-Comunitária (NIJUC) em 2004 são alguns resultados dos 55 anos de existência, ambos criados com o objetivo de auxiliar, na forma de assistência ou de assessoria jurídica, a comunidade santa-mariense que não possui recursos para contratar um profissional, além de possibilitar aos alunos um espaço para a prática da profissão. Em 2011, ao completar 50 anos, o Curso de Direito da UFSM foi considerado o melhor do Rio Grande do Sul e terceiro melhor do Brasil, de acordo com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1995.019.001.

Texto: Kátia Moreira, Acadêmica do 7° semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de um grupo de 4 pessoas em uma sala, examinando documentos ao redor de duas mesas posicionadas em forma de L. A sala tem paredes brancas e, ao fundo, uma porta de madeira avermelhada, fechada, à direita. À esquerda da porta, um quadro de avisos de aproximadamente 50×50, com seis folhas de tamanhos diferentes, afixadas com percevejos. Em destaque, legível, dois avisos: “Registre a ação na secretaria antes de ajuizá-la” e, “Proibido fumar”. À esquerda do quadro, um armário de madeira de duas portas com uma tarjeta azul de patrimônio da UFSM. À direita, outra parede, com um vão que leva a um corredor, onde encontra-se  outra porta de madeira avermelhada, que tem uma folha de papel branca fixada na altura dos olhos, com  a letra “S” visível parcialmente. No centro, em primeiro plano, as quatro pessoas estão reunidas, ao redor de duas mesas: uma mesa posicionada de frente e a outra, à esquerda, de lado para a fotografia. São dois homens sentados, um de frente e outro de costas, e duas mulheres em pé, na lateral da mesa, de perfil esquerdo. O homem sentado de frente, está atrás da mesa, em uma cadeira de couro preta. Ele tem aproximadamente 50 anos, bigode e cabelo castanho, grisalho e calvo no topo da cabeça. Usa óculos de armação avermelhada, casaco de couro azul escuro com zíper, colete de lã azul marinho e camisa branca de botões, desabotoada no colarinho. Em suas mãos e sobre a mesa, diversos papeis chamam sua atenção. Seus braços estão dobrados e apoiados sobre a mesa. À direita do homem, sobre a mesa, estão: dois livros, um de capa verde e um de capa vermelha; um calendário e uma caixa arquivo de tampa plástica azul. O outro homem, de costas, está sentado em uma cadeira de encosto preto. Tem aproximadamente 30 anos, é encorpado e usa jaqueta azul de jeans. Tem o braço esquerdo dobrado e escorado na segunda mesa, ao lado. Sobre esta,  uma pasta de couro preta e um calendário vermelho mostrando o ano, 1995. As mulheres são jovens, entre 20 e 30 anos e observam com atenção os documentos sobre a mesa. A primeira, ao lado direito do homem de costas, está de perfil esquerdo, é morena, tem cabelo castanho, encaracolado e na altura dos ombros. Ela veste uma blusa clara com bordados de flores e filigranas marrons formando os galhos. A segunda mulher, próxima ao homem de frente, está de perfil esquerdo e segura um documento próximo ao corpo. Ela é loira e usa o cabelo preso. Veste uma blusa amarela e um Blazer cinza, com ombreiras, um bolso, dois botões grandes pretos e gola grande, com detalhes pretos que também encontram-se nos punhos e no bolso, mais uma calça jeans com cinto preto; e No pescoço um colar de pérolas. O chão é de parquet intercalado em claro e escuro.

Audiodescritora roteirista: Gléce Kurzawa Cóser

Audiodescritor consultor: Cristian Evandro Sehnem.

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1046

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes