Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 085 Aulas Práticas do Curso de Engenharia Florestal em 1971

Em 1970 foi aprovada, pelo Conselho Universitário, a instalação e funcionamento do Curso de Engenharia Florestal junto ao Centro de Ciências Rurais da UFSM. Os argumentos básicos para a criação do curso citados no processo de encaminhamento apresentado pelo Engenheiro Florestal José Sales Mariano da Rocha foram: a necessidade de se instituir o ensino de Silvicultura e da utilização dos produtos florestais radicados aos interesses da economia brasileira, e a importância do ensino das ciências florestais. Atualmente a Engenharia Florestal oferece 66 vagas anuais e forma profissionais capazes de absorver e desenvolver tecnologias voltadas para a produção de matérias-primas de origem florestal, observando aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1971.084.001.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 2º semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de dois homens adultos e vários estudantes do Curso de Engenharia Florestal em um bosque. Ao centro, os dois homens, de lado para a foto e de frente um para o outro, estando entre eles seis estudantes, com três á frente e três atrás, e os demais a rodear os homens. O homem da esquerda está enquadrado de lado e de frente para o outro homem, com a face  direita visível. Ele é alto, têm a pele parda, cabelo curto e escuro com entradas na lateral, bigode e abdômen proeminente. Veste camisa  escura com duas listas horizontais e finas de tom claro, na parte do peito e na cintura, e calça comprida de tom escuro. Suas pernas estão afastadas, com a esquerda levemente dobrada, e os braços abertos e  levemente dobrados abaixo da cintura. O homem da direita está enquadrado de frente para o primeiro homem, com o perfil esquerdo visível, sendo alto, de pele clara, cabelo liso e cheio, bem penteado, e nariz fino. Veste um jaleco claro de mangas compridas e tem as pernas encobertas por uma lata de lubrificante, da marca “Mobil/Mobilube”, que está ao seu lado. O homem tem o braço esquerdo erguido e dobrado na altura do peito, com a mão fechada e o dedo indicador apontado para baixo,  fazendo sinal para o chão. Em volta dos dois homens estão vários estudantes, cerca de 28 jovens, sendo a maioria do sexo masculino. Eles usam calça comprida e, por cima da roupa, um jaleco sem mangas, com os dizeres “1º Turma UFSM” na frente, e “engenharia florestal” mais o símbolo do curso nas costas. Todos estão em pé e a maior parte seguram pastas, cadernos e livros, com a fisionomia de atenção aos dois homens. Os homens e estudantes estão em um bosque, com bastante galhos secos no chão e, no fundo, várias árvores de tronco fino.

Audiodescritora Roteirista: Geovana Gayer

Audiodescritor Consultor: Cristian Sehnem