Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 087 Curso de Tiro ao Alvo para Guardas em 1970

Em 1970 o Serviço de Administração de Edifícios (SAE) organizou cursos para os guardas da Universidade Federal de Santa Maria, os quais foram ministrados por oficiais da Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros. No período, a instituição contava com 40 pessoas para a formação da guarda da universidade, que se distribuíam em equipes nos diversos setores estratégicos. A intenção era o aperfeiçoamento do pessoal da guarda, assim, além do curso de Tiro ao Alvo, também foram oferecidos os de “Segurança de Instalações Vitais”, “Socorro de Urgência”, “Educação Física”, “Relações Públicas” e “Combate ao Fogo”. A SAE administrava também o pessoal da limpeza e conservação que somava 72 serventes.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1970.123.0003.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 2º semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de um grupo de oito homens, em pé, reunidos em um terreno ao ar livre. No centro da imagem, um homem, de frente, enquadrado por inteiro, atira com um revolver, que segura com o braço direito estendido à esquerda. O atirador tem estatura e tom de pele médios, cabelo e bigode escuros, usa calça e tênis escuros e uma camisa clara; está com o rosto de perfil e o olhar fixo para a esquerda, na direção em que atirou, com os olhos serrados, quase fechados. O revólver é pequeno, calibre 38, de tom médio e está rodeado de fumaça. Os outros sete homens observam a cena, a maioria enquadrados por inteiro e de perfil esquerdo. Dois deles estão posicionados às costas do atirador. O primeiro tem pele clara e cabelos escuros, usa camisa clara de manga curta, calça jeans e tênis. O outro tem pele clara, cabelo escuro e usa uniforme militar, com chapéu, camisa clara de mangas longas, calça e sapato social, e está com a mão esquerda na cintura. Ao lado do braço esquerdo do atirador, outro homem, também com uniforme militar, tem a pele clara, cabelo e bigode escuros; Usa óculos escuro, chapéu, casaco militar com detalhes no ombro e na manga, bolsos largos no peito e na parte inferior da peça, mais calça social e sapato social, escuros. Ele segura uma prancheta e, as suas costas, o quarto homem, que destaca-se pela estatura mais baixa do grupo, aparentando ser mais novo. Este tem pele de tom escuro, cabelo escuro e curto, usa camisa e calça escuros e também tem a mão esquerda na cintura. Atrás dele, outros três homens: o primeiro, ao fundo, enquadrado da cintura para cima, tem a pele de tom médio e cabelo e bigode escuros, usando camisa clara com mangas curtas; o segundo tem pele clara e cabelos escuros, usa camiseta clara de mangas curtas e está de braços cruzados; e o último homem, posicionado na borda direita da foto, tem pele clara, cabelo e bigode escuros, usa terno e gravata escuros, camisa branca e está com o terno abotoado. Ao fundo, árvores com grandes copas e uma pequena cerca de arame. O chão é de terra, com alguns galhos de árvores espalhados.

Audiodescritora roteirista: Pricila Arojo

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem