Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 092 Natal Para os Filhos dos Operários em 1970

Audiodescrição da imagem: Fotografia retangular, vertical, em preto e branco, de inúmeras pessoas ao redor de uma árvore de natal no interior de um ginásio. Em frente à árvore de Natal, um grupo de aproximadamente vinte e cinco pessoas, posicionadas lado à lado, olham para a frente. Neste grupo, apenas um menino é negro.No centro do grupo, um homem com cabelo e bigode escuros, veste terno e gravata escuros, camisa clara e segura no colo uma menina com vestido claro. Mais atrás do grupo outro homem de terno escuro, camisa clara e óculos, está ladeado por pessoas adultas.A árvore tem a altura do ginásio e está decorada com luzes e enfeites de natal.Ao fundo próximo as paredes do ginásio as demais pessoas.O ginásio é coberto por telhas e tem uma estrutura de metal com luminárias. As paredes são de tijolos aparentes.

As atividades de construção do Campus da Universidade Federal de Santa Maria eram intensas em 1970: o Departamento de Planejamento e Obras contava com 261 funcionários na Seção de Obras. Para a demonstração de reconhecimento e simpatia a estes funcionários, era realizada anualmente, desde 1968, a festa O Natal do Filho do Operário de Obras. A comissão de funcionários da universidade que organizava o evento era presidida pela Prof.ª Maria Zulmira Mariano da Rocha. A comemoração consistia em encontro festivo das famílias dos operários, mesclado à música, farto lanche regado a refrigerantes, além da distribuição de presentes aos filhos dos operários da UFSM. Também estavam presentes, confraternizando no evento, o Prof. Reitor Mariano da Rocha Filho e o Vice-Reitor Hélios Bernardi.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1970.367.0008.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 2°semestre do Curso de Desenho industrial da UFSM.

Audiodescritora roteirista: Scárlati Menezes

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto