Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 098 Centro de Atendimento em Educação Especial em 1982

O Centro de Atendimento Complementar em Educação Especial (CACEE) foi inaugurado em 1982, como produto de um convênio entre a Fundação Rio-Grandense de Atendimento ao Excepcional (FAERS), a 8ª Delegacia de Educação e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa veio da necessidade de reformulação e ampliação do Serviço de Atendimento Complementar ao Deficiente Auditivo (SACDA) e tinha o objetivo de realizar estudos bio-psico-sociais e pedagógicos em alunos usuários de atendimento especializado e fornecer orientações para pais e professores visando melhor desenvolvimento e aprendizagem das crianças. O CACEE foi administrado pelo Centro de Educação e o atendimento era realizado por meio de professores, técnicos e alunos estagiários do Curso de Educação Especial.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1982.100.001.

Texto: Letícia de Freitas Gaiardo, acadêmica do 3º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Foto horizontal em preto e branco de cinco pessoas de meia idade, atrás de uma mesa retangular, dentro de uma sala. As pessoas estão em pé, de frente, enquadradas do joelho para cima, sendo três homens e duas mulheres, todas de pele clara e cabelos curtos e escuros. O primeiro homem, à esquerda, um pouco afastado da mesa, de terno cinza, camisa clara e gravata escura, tem os braços cruzados e olha seriamente para o documento que o segundo homem tem em mãos. Este, de terno claro, com lenço escuro no bolso esquerdo, colete, camisa clara e gravata escura com tons em tons degrade, segura em suas mãos um documento, O qual observa seriamente. Ele usa óculos de grau E é um pouco calvo, com cabelos grisalhos próximo à orelha. A esquerda deste, o terceiro homem, de cabelos grisalhos E óculos de grau, que veste terno cinza escuro, camisa clara e gravata escura em tons degrade. Ele tem os braços cruzados, o rosto voltado à direita e observa o documento, sério. À esquerda deste, a primeira mulher, que tem os olhos fechados e as mãos apoiadas sobre a mesa. Ela usa vestido escuro de bolinhas um pouco mais claras, com um laço no pescoço, e um blazer claro. E sobre o blazer, uma alça escura de bolsa. A esquerda, a segunda mulher, de óculos escuros e o semblante sério, Que tem, na mão direita, uma bolsa escura, apoiada sobre a mesa, e usa um vestido grafite com um detalhe escuro perto do pescoço. A mesa, retangular, está ao centro da sala, de largo, coberta por uma toalha de renda clara, sobre a qual se encontram papéis, lápis, estojo e um vaso de flores. No vaso de flores, à direita, em frente à bolsa da segunda mulher, há rosas, mosquitinhos e folhagens. A sala tem paredes claras, com uma porta, uma janela e um pôster. A porta está atrás do primeiro homem, o pôster atrás do segundo homem e a janela entre as mulheres. A porta e a janela são de madeira em tom claro, com vidros e grades nesta.

Audiodescritora roteirista: Lisiane Gräff de Oliveira

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem