Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 101 Honoris Causa UFSM ao futuro papa João Paulo I em 1975

No ano de 1975, Santa Maria e sua universidade contaram com a ilustre presença do futuro Papa João Paulo I. O Cardeal Dom Albino Luciani veio para a cidade em razão da 32ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira pois foi convidado pelo Bispo Dom José Ivo Lorscheiter para presidir o evento. Em sua visita o Pontífice recebeu do então Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Professor Hélios Homero Bernardi, o título de Doutor Honoris Causa. O evento contou com autoridades educacionais e o cardeal demonstrou gratificação em receber o título através de uma mensagem deixada no livro de visitas da UFSM. Albino Luciani foi eleito Papa no ano de 1978 e governou a Igreja Católica por apenas 33 dias. João Paulo I foi conhecido como Papa do Sorriso, pela simpatia em suas aparições.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1975.132.002.

Texto: Letícia de Freitas Gaiardo, Acadêmica do 3º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de duas autoridades cumprimentando-se, com um aperto de mãos, atrás de uma mesa de auditório, com outros homens ao redor. Todos são jovens senhores, enquadrados da cintura para cima, tendo a pele clara e vestindo ternos, claros ou escuros. A imagem foi feita da direita para a esquerda, estando em primeiro plano uma mesa comprida, enquadrada da quina frontal direita para trás, coberta por uma toalha de tecido na qual vê-se a metade superior do brasão da Universidade Federal de Santa Maria. Após a mesa, posicionado ao centro e de frente para a fotografia encontra-se uma das autoridades, o Cardeal, que é um homem com o rosto oval, nariz longo, olhos pequenos, óculos de grau e uma camisa clerical abaixo do terno, tendo sobre ambos uma veste talar (tipo de ombrelona e capelo). Ele cumprimenta, em um aperto de mãos direitas, o Reitor, que está à direita, de perfil esquerdo e de costas para a imagem, estando um de frente para o outro. O Reitor é um homem encorpado que usa óculos de grau, cabelo em corte baixo e segura na mão esquerda um documento. Ele também usa vestes talares sobre o terno, assim como um terceiro homem, que está à direita, de perfil esquerdo, batendo palmas enquanto olha para ambos. À esquerda do Cardeal, outros quatro homens, de frente; e, atrás deles, mais cinco homens, todos vestindo terno e gravata, batendo palmas e olhando em direção às autoridades. Sobre o tampo da mesa: papéis próximos às autoridades; um microfone embutido em um pedestal sobre a mesa, direcionado para o Reitor; e uma bengala curta e uma boina que pertencem ao homem à esquerda do Cardeal, cujo terno possui condecorações de contexto militar. Pelo enfoque da imagem, o fundo é formado pelo canto de duas paredes, ambas em tom claro e liso, com um ângulo mais aberto (como de um pentágono). Na parede da esquerda, uma janela retangular e horizontal de vidro. Entre essa janela e os homens, três mastros com as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria.

Audiodescritora roteirista: Lisiane Gräff de Oliveira

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem