Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 104 Prêmio Reconhecimento: Os Melhores de 1985



Fotografia horizontal em preto e branco, de sete pessoas em um ambiente fechado, semelhante a um auditório. Destas pessoas, estão em destaque três homens, ao centro da imagem. Os dois primeiros estão em um aperto de mãos e sorriem discretamente. O primeiro, à esquerda, enquadrado do joelho para cima, de perfil direito, tem o rosto redondo, cabelos ondulados e calvos, nariz longo, veste terno com a parte superior em tom claro e a parte inferior em tom escuro, cumprimenta com a mão direita o homem a sua frente e, com a mão esquerda, segura um documento próximo ao peito. Diante dele há uma mesa pequena e alta onde outros documentos semelhantes estão dispostos. O segundo homem, ao centro, enquadrado do tornozelo para cima, de perfil esquerdo, é alto, tem bigode e cabelo ligeiramente grisalho, veste terno abotoado e gravata em tons escuros e camisa social em tom claro. Cumprimenta com a mão direita e olha atentamente o documento na mão do homem a sua frente, enquanto a mão esquerda está ao lado do corpo. Por trás deste homem sobressai uma mão com um microfone, direcionado ao primeiro homem. O terceiro homem está às costas do segundo, enquadrado por inteiro, de perfil esquerdo. Tem rosto redondo, cabelo em corte baixo e bigode e pele em tons escuros, com os braços a altura do abdômen, segurando um objeto indefinido. Veste terno de tom intermediário, gravata com listras diagonais em tom escuro e camisa social em tom claro. À frente dos homens, dois microfones em pedestais, além de, no canto inferior esquerdo, duas pessoas, sendo visível somente as costas destas, ambas com cabelos curtos na altura do pescoço, em tom escuro, e, o perfil mínimo da que está em primeiro plano, com cabelos levemente ondulados e óculos de grau. Ao fundo dos homens, um grande painel em formato retangular, apoiado ao chão, com as informações: “Prêmio Reconhecimento” e outras escritas ilegíveis por conta das pessoas e objetos a frente. À direita, uma cadeira com assento e encosto único, de plástico e pés de metal, e a lateral de uma mesa com uma toalha sobreposta. Após e acima do painel, parte de uma cortina, em tom claro e estampada, com o bandô em tom escuro com linhas que contornam a periferia. Ao fundo, à direita, um homem, enquadrado por inteiro, de frente, com as duas mãos próximas ao quadril, usando fones de ouvido, camisa em tom claro, gola “V”, com listras verticais e manga curta e calça ligeiramente apertada à coxa e solta a partir do joelho. O teto é baixo e tem duas lâmpadas embutidas, uma ao centro e outra à direita.

Em janeiro de 1986 foi entregue pelo Jornal A Razão e a Rádio Cultura FM, no Itaimbé Palace Hotel, o Prêmio Reconhecimento voltado para a homenagem de pessoas, entidades ou empresas que se destacaram em suas áreas de atuação durante o ano de 1985. Para a seleção era realizada uma consulta com 150 pessoas da comunidade santa-mariense que atuam nas mais diversas áreas do município. Entre os reverenciados, na área de Educação, estava Gilberto Aquino Benetti, primeiro reitor da UFSM eleito por voto direto da comunidade universitária. O Jornal A Razão foi fundado em 1934 pelo jornalista Clarimundo Flores, e após mais de 82 anos de circulação, devido a uma redução nos investimentos em publicidade e a migração de leitores para a internet, encerrou suas atividades em 2017.

Texto: Marcele Della Flora Cortes, acadêmica do 5°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco, de sete pessoas em um ambiente fechado, semelhante a um auditório. Destas pessoas, estão em destaque três homens, ao centro da imagem. Os dois primeiros estão em um aperto de mãos e sorriem discretamente. O primeiro, à esquerda, enquadrado do joelho para cima, de perfil direito, tem o rosto redondo, cabelos ondulados e calvos, nariz longo, veste terno com a parte superior em tom claro e a parte inferior em tom escuro, cumprimenta com a mão direita o homem a sua frente e, com a mão esquerda, segura um documento próximo ao peito. Diante dele há uma mesa pequena e alta onde outros documentos semelhantes estão dispostos. O segundo homem, ao centro, enquadrado do tornozelo para cima, de perfil esquerdo, é alto, tem bigode e cabelo ligeiramente grisalho, veste terno abotoado e gravata em tons escuros e camisa social em tom claro. Cumprimenta com a mão direita e olha atentamente o documento na mão do homem a sua frente, enquanto a mão esquerda está ao lado do corpo. Por trás deste homem sobressai uma mão com um microfone, direcionado ao primeiro homem. O terceiro homem está às costas do segundo, enquadrado por inteiro, de perfil esquerdo. Tem rosto redondo, cabelo em corte baixo e bigode e pele em tons escuros, com os braços a altura do abdômen, segurando um objeto indefinido. Veste terno de tom intermediário, gravata com listras diagonais em tom escuro e camisa social em tom claro. À frente dos homens, dois microfones em pedestais, além de, no canto inferior esquerdo, duas pessoas, sendo visível somente as costas destas, ambas com cabelos curtos na altura do pescoço, em tom escuro, e, o perfil mínimo da que está em primeiro plano, com cabelos levemente ondulados e óculos de grau. Ao fundo dos homens, um grande painel em formato retangular, apoiado ao chão, com as informações: “Prêmio Reconhecimento” e outras escritas ilegíveis por conta das pessoas e objetos a frente. À direita, uma cadeira com assento e encosto único, de plástico e pés de metal, e a lateral de uma mesa com uma toalha sobreposta. Após e acima do painel, parte de uma cortina, em tom claro e estampada, com o bandô em tom escuro com linhas que contornam a periferia. Ao fundo, à direita, um homem, enquadrado por inteiro, de frente, com as duas mãos próximas ao quadril, usando fones de ouvido, camisa em tom claro, gola “V”, com listras verticais e manga curta e calça ligeiramente apertada à coxa e solta a partir do joelho. O teto é baixo e tem duas lâmpadas embutidas, uma ao centro e outra à direita.

Audiodescritora roteirista: Lisiane Gräff de Oliveira

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem

Artigo em Libras


Publicações Recentes