Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 109 IV Reunião Gulerpe em 1971

Em abril de 1971 a Universidade Federal de Santa Maria sediou a IV Reunião do Grupo Universitário Latino-Americano de Estudos para a Reforma e Aperfeiçoamento da Educação (GULERPE), que reuniu autoridades da área de educação das Américas, vindos de 11 países. Os principais temas apresentados estavam relacionados à educação latina como a ação das universidades em suas zonas geoeducacionais e administração de pessoal docente. O encerramento contou com a presença do Ministro da Educação, Jarbas Passarinho que na mesma data, proferiu a aula inaugural da Faculdade Interamericana de Educação da UFSM. Para este acontecimento foi concluído o salão de atos, no térreo, previsto na planta do Hospital Universitário, e durante a reunião o recinto foi inaugurado com uma placa comemorativa ao evento, passando a denominar-se Sala GULERPE.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1971.056.001.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do 8°semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de onze homens junto a uma mesa, em um palco de auditório, com diversas pessoas na platéia. Os homens têm faixa etária aproximada de 30 a 50 anos, posicionados de frente e sentados junto à mesa, com exceção de um deles, em pé ao centro do móvel. Dois usam ternos claros e os demais ternos escuros, cinco estão com óculos de grau e a maioria olha atentamente para o homem em pé, ao centro. Este, enquadrado da cintura para cima, tem o rosto redondo, bochechas robustas, olhos grandes, cabelo vigoroso e escovado para trás, mas com calvície, sobrancelhas grandes e bigode, ambos em tom escuro. Ele veste um terno escuro, camisa social clara e gravata em tom intermediário e olha atentamente à direita. À frente de suas mãos, sobre a mesa, um suporte em forma de arco com inúmeras bandeirinhas em cima. Na extrema esquerda do palco, próximo à mesa, um pedestal com um microfone, e, ainda à esquerda, em frente à mesa, uma folhagem com folhas pontiagudas. A platéia, em frente ao palco, está sentada, de costas para a imagem, com mais de 20 pessoas enquadradas, dentre homens e mulheres, adultos e senhores. Junto à platéia, ao centro da imagem, há uma estrutura mais alta que as pessoas, como uma mesa retangular com pernas longas, cujo tampo está vazio, mas, possivelmente, para um equipamento de projeção. Pelo enquadramento da imagem, estão visíveis as paredes do fundo e da direita, ambas de tom claro e num ângulo de 45 graus (como dois lados de um pentágono). Na parede do fundo, atrás dos homens, há um quadro branco, grande e horizontal, com duas lâmpadas ligadas a tomadas na parte superior da parede, uma ao meio e a outra à direita, e dois retângulos verticais em tom escuro, pintados à direita e à esquerda, na parede. E, no canto da parede da direita, há uma janela horizontal, de vidro, tendo à frente dela três bandeiras expostas em mastros: do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria.

Audiodescritora roteirista: Lisiane Gräff de Oliveira

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem