Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 114 Centro Obstétrico do HUSM em 1986



Fotografia horizontal, em preto e branco de um grupo de 8 pessoas em uma sala com equipamentos hospitalares. No centro da imagem, em duas fileiras, cinco mulheres e três homens estão em pé e de frente, enquadrados até os joelhos. Vestem roupas brancas de mangas curtas, com gola em “V”, e um bolso à esquerda na altura do peito. Usam toucas brancas, estilo bandana médica. Na fileira da frente, uma jovem, de pele clara, olhos grandes e escuros, boca definida, cabelos presos e cobertos pela touca. Está com os braços ao longo do corpo, usa uma pulseira no pulso direito e um relógio escuro no pulso esquerdo. Ao lado, um homem de pele clara, nariz e olhos pequenos, lábios finos, bigode e cavanhaque escuros. Usa um relógio com pulseira clara no pulso esquerdo e a mão esquerda está sobre o antebraço direito. A terceira pessoa posicionada na fileira da frente é uma mulher, com a menor estatura do grupo. Tem pele clara e olhos escuros. Segura o punho direito com a mão esquerda. No pulso esquerdo, um acessório detom claro. Ao lado, um homem alto, de pele clara, barba e com cabelos e olhos escuros, nariz pequeno, lábios finos e pressionados. Está com os braços cruzados e usa um relógio no pulso esquerdo. A última mulher na fileira da frente tem pele clara, cabelos escuros presos e cobertos pela touca, cabelo e olhos escuros, bochechas grandes, nariz e  boca pequenos. Tem um estetoscópio com o tubo de condução circundando o pescoço. Está com os braços para trás do corpo. Na fileira de trás, três pessoas com os corpos cobertos pelas pessoas da fileira da frente. Um homem de pele clara, olhos escuros, nariz pequeno. Ao lado uma mulher de pele clara, cabelos escuros presos e cobertos pela touca, rosto fino, olhos pequenos, nariz alongado e fino, lábios finos. A última mulher de pele clara, cabelos escuros presos e cobertos pela touca, com olhos grandes, nariz pequeno, boca levemente aberta mostrando os dentes. Ao fundo e à esquerda, um berço hospitalar e mais ao fundo parte de uma mesa com equipamentos. Um dos equipamentos tem uma estrutura alta, com uma haste que sustenta uma luminária grande e com formato côncavo, que está atrás e acima do grupo de pessoas. As paredes são claras e refletem a luminosidade do ambiente. Chão escuro com rodapés no mesmo tom.

O Centro Obstétrico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM) foi inaugurado em novembro de 1986. Localizava-se ao lado do Bloco Cirúrgico do HUSM, em uma área totalmente remodelada para abrigar este novo serviço a ser prestado a comunidade santamariense e regiões vizinhas. Na época o diretor clínico do hospital, o médico Nehemias Lemos pontuava que o centro atenderia toda urgência obstétrica, com uma equipe especializada. Segundo o chefe do Centro Obstétrico Artemio Celestino Alves, seriam atendidos um grande número de casos chamados de alto risco, tais como pacientes com infecções, hipertensas, diabéticas, de várias cesarianas com risco de ruptura do útero.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1986.137.003.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco de um grupo de 8 pessoas em uma sala com equipamentos hospitalares. No centro da imagem, em duas fileiras, cinco mulheres e três homens estão em pé e de frente, enquadrados até os joelhos. Vestem roupas brancas de mangas curtas, com gola em “V”, e um bolso à esquerda na altura do peito. Usam toucas brancas, estilo bandana médica. Na fileira da frente, uma jovem, de pele clara, olhos grandes e escuros, boca definida, cabelos presos e cobertos pela touca. Está com os braços ao longo do corpo, usa uma pulseira no pulso direito e um relógio escuro no pulso esquerdo. Ao lado, um homem de pele clara, nariz e olhos pequenos, lábios finos, bigode e cavanhaque escuros. Usa um relógio com pulseira clara no pulso esquerdo e a mão esquerda está sobre o antebraço direito. A terceira pessoa posicionada na fileira da frente é uma mulher, com a menor estatura do grupo. Tem pele clara e olhos escuros. Segura o punho direito com a mão esquerda. No pulso esquerdo, um acessório detom claro. Ao lado, um homem alto, de pele clara, barba e com cabelos e olhos escuros, nariz pequeno, lábios finos e pressionados. Está com os braços cruzados e usa um relógio no pulso esquerdo. A última mulher na fileira da frente tem pele clara, cabelos escuros presos e cobertos pela touca, cabelo e olhos escuros, bochechas grandes, nariz e  boca pequenos. Tem um estetoscópio com o tubo de condução circundando o pescoço. Está com os braços para trás do corpo. Na fileira de trás, três pessoas com os corpos cobertos pelas pessoas da fileira da frente. Um homem de pele clara, olhos escuros, nariz pequeno. Ao lado uma mulher de pele clara, cabelos escuros presos e cobertos pela touca, rosto fino, olhos pequenos, nariz alongado e fino, lábios finos. A última mulher de pele clara, cabelos escuros presos e cobertos pela touca, com olhos grandes, nariz pequeno, boca levemente aberta mostrando os dentes. Ao fundo e à esquerda, um berço hospitalar e mais ao fundo parte de uma mesa com equipamentos. Um dos equipamentos tem uma estrutura alta, com uma haste que sustenta uma luminária grande e com formato côncavo, que está atrás e acima do grupo de pessoas. As paredes são claras e refletem a luminosidade do ambiente. Chão escuro com rodapés no mesmo tom.

Audiodescritora roteirista: Luciana Almeida do Nascimento

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1111

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes