Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 116 Missão Libanesa em Santa Maria em 2004



Fotografia horizontal e colorida de três homens junto a uma mesa, diante de várias pessoas, em um auditório. Ao fundo, sentados atrás e ao centro de uma grande mesa em formato de balcão, três homens com os semblantes sérios e braços e mão sobre o móvel. O homem da esquerda tem pele branca e cabelo curto e grisalho. Veste terno e gravata preta e camisa azul claro, co o paletó fechado. O homem ao centro é branco e tem cabelo curto e branco, está com terno preto, camisa azul claro e gravata vermelha. O homem da direita tem pele branca, cabelo curto e grisalho, usa terno cinza, camisa clara e gravata cinza. A parte frontal da mesa, toda em vermelho, tem no centro o brasão da Universidade Federal de Santa Maria, na cor azul marinho, vermelho e amarelo envolta em uma forma ovalada e branca. O tampo da mesa é preto e apóia, diante de cada homem, um microfone. À frente do homem da esquerda e do centro, alguns papéis e, no extremo lado esquerdo, um retroprojetor, branco, sobre a mesa. No lado direito da imagem, uma senhora, em pé, atrás de um púlpito de madeira, olha para os homens. Na parte debaixo de imagem, várias pessoas sentadas, em cadeiras vermelhas, atrás de mesas de madeira, também com microfones. O semblante de todas elas é bastante sério.O auditório faz uma leve curva no lado direito, tendo uma parede azul atrás dos homens, com um quadro branco, á esquerda, e um crucifixo logo atrás do homem da esquerda. Em seguida, no fundo e a direita da imagem, na seqüência, um pilar bege e uma parede cinza. Perpendicularmente, do lado direito da imagem, uma parede com hexágonos pintados, nas cores laranja, amarelo, marrom claro e marrom escuro. 

No ano de 2004, realizou-se na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) uma ação para estreitar ainda mais os laços entre Brasil e Líbano, recebendo uma missão libanesa. Durante o encontro houve duas palestras, que foram proferidas pelo Reitor da USEK, P. Karam Rizk e pelo professor da UL, Emile Maakaroum com temáticas sobre Ensino Superior no Líbano e As características do Líbano independente. Em 2001 os dois países firmaram convênio de cooperação internacional, entre a UFSM, a Universidade de Saint Spirit de Kaslik (USEK) e a Universidade Libanesa (UL). Os vínculos entre as pesquisas feitas nos dois países se aproximam através de dois núcleos criados em 2003: o Núcleo de Estudos Libaneses (NEL) que funciona na UFSM e o Núcleo de Estudos Brasileiros na USEK; contribuindo assim para a troca de conhecimento entre os países.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2004.CD18.026.

Texto: Letícia de Freitas Gaiardo, acadêmica do 4º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de três homens junto a uma mesa, diante de várias pessoas, em um auditório. Ao fundo, sentados atrás e ao centro de uma grande mesa em formato de balcão, três homens com os semblantes sérios e braços e mão sobre o móvel. O homem da esquerda tem pele branca e cabelo curto e grisalho. Veste terno e gravata preta e camisa azul claro, co o paletó fechado. O homem ao centro é branco e tem cabelo curto e branco, está com terno preto, camisa azul claro e gravata vermelha. O homem da direita tem pele branca, cabelo curto e grisalho, usa terno cinza, camisa clara e gravata cinza. A parte frontal da mesa, toda em vermelho, tem no centro o brasão da Universidade Federal de Santa Maria, na cor azul marinho, vermelho e amarelo envolta em uma forma ovalada e branca. O tampo da mesa é preto e apóia, diante de cada homem, um microfone. À frente do homem da esquerda e do centro, alguns papéis e, no extremo lado esquerdo, um retroprojetor, branco, sobre a mesa. No lado direito da imagem, uma senhora, em pé, atrás de um púlpito de madeira, olha para os homens. Na parte debaixo de imagem, várias pessoas sentadas, em cadeiras vermelhas, atrás de mesas de madeira, também com microfones. O semblante de todas elas é bastante sério.O auditório faz uma leve curva no lado direito, tendo uma parede azul atrás dos homens, com um quadro branco, á esquerda, e um crucifixo logo atrás do homem da esquerda. Em seguida, no fundo e a direita da imagem, na seqüência, um pilar bege e uma parede cinza. Perpendicularmente, do lado direito da imagem, uma parede com hexágonos pintados, nas cores laranja, amarelo, marrom claro e marrom escuro. 

Audiodescritora roteirista: Mônica Corrêa de Borba Barboza

Audiodescritor consultor: Cristian Evandro Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1113

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes