Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 117 Momento Musical no CCSH em 1987

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de um grupo de pessoas assistindo um momento musical em um ambiente fechado. O grupo tem aproximadamente quarenta pessoas, posicionadas em meia lua, ocupando todo lado centro esquerdo da imagem. Aparecem de corpo inteiro, têm faixa etária de 25 a 35 anos, são homens e mulheres com diferentes características como: pele clara ou escura, cabelos curtos ou longos. Usam roupas casuais como: calças, blusas, saias, camisetas e sapatos fechados. No lado direito da imagem, em primeiro plano, um rapaz em pé e de costas, tem pele clara, cabelos escuros e lisos, veste uma calça jeans clara e uma camisa xadrez. Ele toca um instrumento chamado marimba, e está voltado para o público. À direita e um pouco atrás do rapaz, uma mulher de pele clara, cabelos escuros, ondulados e compridos, veste uma blusa estampada e larga, uma saia longa e sandálias claras. Ela está sentada de costas para o grupo de pessoas, voltada para o piano e está com suas mãos estendidas para tocar. O local onde todos estão, é amplo e iluminado, em toda sua parede do fundo, grandes janelas basculantes de vidros transparentes, por onde entra claridade do dia, em seu interior três pilares e três painéis distribuídos ao longo do ambiente. O teto é liso e claro, nele, quatro lâmpadas fluorescentes na horizontal e oito saídas de ar, o chão é de concreto claro com mosaicos escuros. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

O Momento Musical foi criado em 1982, no Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria, pela professora Alzira Severo, com o objetivo de difundir a música à comunidade em geral, e ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Curso de Música, a oportunidade de estabelecer um contato com o público, funcionando desta forma, como um laboratório. No ano de 1986 com a finalidade de ampliar a repercussão e abrangência das promoções musicais, o CAL juntou-se ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) desenvolvendo um programa de extensão que incluiu o Momento Musical também no prédio da antiga Reitoria, sempre na última quinta-feira de cada mês. Para a direção dos centros o evento proporcionava condições para a compreensão musical, com audições de música erudita, popular e folclórica.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1987.151.0001.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 3º semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens