Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 126 Inauguração no Centro de Tecnologia em 2004

Audiodescrição da imagem: Fotografia colorida na horizontal de um prédio e muitas pessoas junto a ele. O prédio é retangular, comprido para trás, na perspectiva frontal lateral direita, com dois andares. No andar térreo, as paredes são todas brancas, tem uma área aberta, grande, e centralizada que se estende na horizontal até outro prédio, do qual aparece somente a parte traseira. Um corredor vertical, que se estende para trás, no mesmo sentido do prédio principal, contém vários pilares verticais de concreto branco. Da parte central do segundo andar, um túnel aéreo horizontal que está sobre seis pilares de concreto branco, este, dá passagem para o outro prédio. As pessoas são várias e majoritariamente homens. Estão todos enquadradas de corpo inteiro, de longe, em pé e dispersos entre a área aberta e um corredor que termina no outro prédio (este corredor está debaixo do túnel aéreo). As pessoas vestem roupas formais como: camisas, calças sociais, vestidos longos e paletós de diferentes cores e combinações. Ainda no andar térreo e no lado direito da imagem, uma parte vertical do chão é de cimento, e contém alguns pequenos vasos com plantas, as outras partes é grama verde. Ao fundo da imagem, abaixo do túnel, entre os pilares dos corredores, vê-se uma grande árvore e um terceiro prédio distante. Em primeiro plano e no lado esquerdo, um pequeno lance de escadas com três degraus, eles estão ligados a parte do chão que é de cimento e dão acesso ao corredor vertical citado acima. Na parte superior da imagem, o céu azul e ensolarado. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

A inauguração do prédio anexo do Centro de Tecnologia (CT) ocorreu no dia 08 de outubro de 2004, durante a gestão de Felipe Martins Müller na direção do CT. O corte da fita foi feito pelo então Reitor Paulo Sarkis e pelo ex-deputado federal Clóvis Ilgenfritz da Silva. O prédio é composto de duas alas, totalizando uma área de 3.226 m². A ala inaugurada corresponde à metade do total – lado esquerdo do prédio, e abriga nove salas de aula com capacidade para 50 alunos cada, todas destinadas aos vários cursos do CT. O investimento no prédio foi advindo de uma emenda da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional com apoio especial dos deputados Nelson Marchezan e Cezar Schirmer. A necessidade de ampliação do Centro começou em 1990 quando criado o Curso de Ciências da Computação e 1994, o Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2004.074.001.AN.

Texto: Matheus Skolaude Kelling, acadêmico do 2°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens