Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 127 Encontro de Diretores de Gráficas Universitárias em 1976



Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, preto e branco, em que um grupo de pessoas aparece junto a uma grande impressora, no interior de uma gráfica. No ângulo de cima para baixo e da esquerda para direita, uma impressora offset revestida de metal e, reunidos próximos a ela, dezoito homens e uma mulher, todos em pé, pele clara, com aproximadamente trinta e cinco a setenta anos, dispostos em diferentes posições. A impressora offset é retangular, dividida em quatro partes: uma de unidade de entrada, dois grupos impressores e a unidade de saída, com botões, chapas de metal, alavancas de acionamento e desligamento, apoios, esteira e cabos condutores. Um cartaz claro na horizontal, em letras escuras e de fôrma, está fixado no segundo grupo impressor, escrito: “IMPRESSÃO OFFSET”. No grupo de representantes, a maioria dos homens são calvos, vestem paletós que variam do claro e escuro, camisas claras e gravatas escuras, usam óculos de grau, carregam pastas ou maletas, com exceção de dois, que estão de jalecos. Dos homens de jaleco: um deles aparece em um nível mais alto do que os demais do grupo, e segura com as mãos um jornal aberto. Ele tem cabelo liso, escuro e até o pescoço, e cabeça abaixada. Mais abaixo e à direita dele, um outro homem virado para o lado direito, cabelo escuro, curto com costeletas e nariz adunco, também segura com as mãos um jornal aberto, mostrando-o para o restante do grupo que está próximo a ele. Mais afastados, à direita da imagem, dois dos homens conversam entre si. Em um outro compartimento da gráfica, outras duas pessoas de jaleco trabalham. Elas estão ao fundo da imagem, mais distantes. Próximo à impressora offset, do lado esquerdo da imagem, uma parede. Ela é subdividida entre o claro e escuro, que se estende da esquerda até a direita da imagem, por uma quebra, que vai dar no outro compartimento da gráfica. Do lado esquerdo da parede, um cartaz e um calendário fixados, e do lado direito, no outro espaço, três pequenas janelas retangulares; uma porta vertical retangular; e diversos cartazes fixados na parede. Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Em outubro de 1976, ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o 1º Encontro de Diretores de Gráficas Universitárias (ENGRAF), com a presença de representantes do setor de inúmeras universidades brasileiras e inaugurado em sessão solene pelo então Diretor do Departamento de Documentação e Divulgação do MEC, Dr. Mozart Baptista Bemquerer. Foi o primeiro encontro do gênero a ser realizado no país, e visou um maior entrosamento entre as administrações de gráficas universitárias, no sentido de proporcionar a troca de idéias e o aproveitamento mútuo das soluções dadas aos problemas comuns nessa importante atividade. Um dos temas apresentados foi A Imprensa Universitária como Laboratório Didático pelo prof. Léo Guerreiro.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1976.161.0011.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, Acadêmica do 3° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, preto e branco, em que um grupo de pessoas aparece junto a uma grande impressora, no interior de uma gráfica. No ângulo de cima para baixo e da esquerda para direita, uma impressora offset revestida de metal e, reunidos próximos a ela, dezoito homens e uma mulher, todos em pé, pele clara, com aproximadamente trinta e cinco a setenta anos, dispostos em diferentes posições. A impressora offset é retangular, dividida em quatro partes: uma de unidade de entrada, dois grupos impressores e a unidade de saída, com botões, chapas de metal, alavancas de acionamento e desligamento, apoios, esteira e cabos condutores. Um cartaz claro na horizontal, em letras escuras e de fôrma, está fixado no segundo grupo impressor, escrito: “IMPRESSÃO OFFSET”. No grupo de representantes, a maioria dos homens são calvos, vestem paletós que variam do claro e escuro, camisas claras e gravatas escuras, usam óculos de grau, carregam pastas ou maletas, com exceção de dois, que estão de jalecos. Dos homens de jaleco: um deles aparece em um nível mais alto do que os demais do grupo, e segura com as mãos um jornal aberto. Ele tem cabelo liso, escuro e até o pescoço, e cabeça abaixada. Mais abaixo e à direita dele, um outro homem virado para o lado direito, cabelo escuro, curto com costeletas e nariz adunco, também segura com as mãos um jornal aberto, mostrando-o para o restante do grupo que está próximo a ele. Mais afastados, à direita da imagem, dois dos homens conversam entre si. Em um outro compartimento da gráfica, outras duas pessoas de jaleco trabalham. Elas estão ao fundo da imagem, mais distantes. Próximo à impressora offset, do lado esquerdo da imagem, uma parede. Ela é subdividida entre o claro e escuro, que se estende da esquerda até a direita da imagem, por uma quebra, que vai dar no outro compartimento da gráfica. Do lado esquerdo da parede, um cartaz e um calendário fixados,  e do lado direito, no outro espaço, três pequenas janelas retangulares; uma porta vertical retangular; e diversos cartazes fixados na parede. 

Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1126

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes