Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 131 O Trem da Cultura em Santa Maria Em 1975



Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, escurecida, de dois vagões de trem e um grupo de pessoas. Os vagões estão um atrás do outro, sobre um trilho, vistos levemente da diagonal esquerda para a direita; são claros, altos e cada um tem treze janelas de vidro verticais, com molduras claras. No vagão mais próximo à nós, há uma cabine externa com uma rampa de madeira na lateral esquerda para acesso ao chão. O grupo de pessoas é formado por seis homens, uma mulher e nove crianças. Todos estão enquadrados de corpo inteiro, tem pele clara e cabelos escuros. Os homens tem cabelos curtos; dois deles estão de fardas, com luvas e capacetes e os demais, estão com roupas casuais como camisas, suéteres, paletós e calças. As crianças são oito meninos e uma menina com faixa etária entre sete e doze anos. Na cabine externa, três homens, um deles de farda. A mulher, de cabelos volumosos, blusa escura e calça boca de sino clara e um menino que está de camiseta e calça larga, descem a rampa. Em frente à cabine, sobre o trilho, quatro meninos de camisetas e calças largas conversam. À esquerda dos vagões, em uma rua de paralelepípedos que segue para o fundo da imagem, o outro homem de farda, outros dois homens, outro menino e a menina, que está de vestido claro com bolinhas escuras e sapatilhas escuras. Em frente à eles, parte de um cavalete de madeira clara. Mais atrás na rua, um carro escuro estacionado de costas para nós, encostado no trilho. À direita do trem, um muro alto e escuro que segue para o fundo da imagem. Por cima do muro, vê-se copas de árvores. Ao fundo da imagem, parte de dois prédios antigos e altos, vistos lateralmente e a parte de cima de um cerro. Céu claro. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultor: Fernanda Taschetto

Promovido pelo Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, esteve viajando pelo interior centro-serra o “Trem da Cultura”, contendo parte do acervo cultural do Museu Julio de Castilhos, da cidade de Porto Alegre.  Com o objetivo de interiorizar a arte, visitou por vários dias as cidades de Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Rio Pardo. Em Santa Maria permaneceu por três dias e durante sua estada foi visitado por mais de quatorze mil pessoas, que puderam, através de filmes educativos e de exemplares expostos, reviver fatos e feitos da história da viação férrea. O Trem da Cultura foi chefiado por Joaquim Carlos de Moraes, que exercia também a função de Diretor do Museu Julio de Castilhos de Porto Alegre.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1975.027.002.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 4° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, escurecida,  de dois vagões de trem e um grupo de pessoas. Os vagões estão um atrás do outro, sobre um trilho, vistos levemente da diagonal esquerda para a direita; são claros, altos e cada um tem treze janelas de vidro verticais, com molduras claras. No vagão mais próximo à nós, há uma cabine externa com uma rampa de madeira na lateral esquerda para acesso ao chão. O grupo de pessoas é formado por seis homens, uma mulher e nove crianças. Todos estão enquadrados de corpo inteiro, tem pele clara e cabelos escuros. Os homens tem cabelos curtos; dois deles estão de fardas, com luvas e capacetes e os demais, estão com roupas casuais como camisas, suéteres, paletós e calças. As crianças são oito meninos e uma menina com faixa etária entre sete e doze anos. Na cabine externa, três homens, um deles de farda. A mulher, de cabelos volumosos, blusa escura e calça boca de sino clara e um menino que está de camiseta e calça larga, descem a rampa. Em frente à cabine, sobre o trilho, quatro meninos de camisetas e calças largas conversam. À esquerda dos vagões, em uma rua de paralelepípedos que segue para o fundo da imagem, o outro homem de farda, outros dois homens, outro menino e a menina, que está de vestido claro com bolinhas escuras e sapatilhas escuras. Em frente à eles, parte de um cavalete de madeira clara. Mais atrás na rua, um carro escuro estacionado de costas para nós, encostado no trilho. À direita do trem, um muro alto e escuro que segue para o fundo da imagem. Por cima do muro, vê-se copas de árvores. Ao fundo da imagem, parte de dois prédios antigos e altos, vistos lateralmente e a parte de cima de um cerro. Céu claro.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultor: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1130

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes