Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 135 Abertura das Olimpíadas da ABS em 1981



Fotografia horizontal em preto e branco de um homem acendendo uma pira olímpica, de frente para uma arquibancada repleta de pessoas, junto a um campo de futebol em um dia de céu aberto e ensolarado. Em primeiro plano, ao centro da imagem, em pé e de perfil esquerdo, um homem na faixa etária de quarenta anos, com cabelo e pele escura, vestindo jaqueta e calça clara, com listras mais claras na lateral do braço e da perna, e tênis escuro. O homem está sobre um banco quadrado e claro, segurando um pote escuro com a mão esquerda, enquanto o braço direito está esticado, com uma tocha de fogo,  por cima da pira olímpica. A pira olímpica é redonda, escura e sustentada por seis canos de ferro que, no chão, formam a base em hexágono; tem altura um pouco inferior ao homem sobre o banco e está posicionada junto à lateral de um campo de futebol, de frente para a arquibancada. A esquerda da imagem e a frente do homem, parte de uma arquibancada lotada por homens, mulheres e crianças, de faixa etária entre sete e quarenta anos, sentados em quatro níveis de acentos, todos atentos ao homem na pira. A arquibancada tem a frente protegida por uma rede quadriculada, é coberta por telhas de amianto e o sol projeta sua sombra sobre o campo de futebol. As costas do homem que acende a pira, logo após as linhas de campo, outro homem na faixa etária de quarenta anos, em pé e de perfil esquerdo, com cabelo escuro e pele clara, vestindo jaqueta, calça e tênis claros. À direita dele, um menino na faixa etária de seis anos, com cabelo e pele claros, vestindo camiseta escura com uma faixa clara acima do abdômen, calça e tênis claro. Já à esquerda do homem, outro menino, na faixa etária de sete anos, com cabelo mediano e escuro, pele clara, vestindo jaqueta e calça clara com listras na lateral do braço e da perna. Entre o homem com os dois meninos e o homem que acende a pira, no segmento lateral da linha de campo, pelo menos cinco placas de propaganda, de madeira, claras, suspensas e presas no gramado por estacas, com as escritas ilegíveis. Ao fundo e quase ao centro do campo, pelo menos mais treze homens, em pé e na faixa etária de quarenta anos, assistindo o acendimento da pira; a maioria veste uniforme de futebol, com camiseta, calção e meia até a canela, em tons claros, e tênis escuro; apenas um deles veste calção escuro, além de outros dois homens com jaqueta clara, um com calça clara e outro com calça escura de listras na lateral da perna, e tênis escuros. 

A Associação Beneficente dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (ABS) foi fundada oficialmente em 1973, e a partir de 1978 deixou de ser apenas beneficente se tornando uma entidade de caráter sindical. Em 1981, além do objetivo de beneficiar os associados, a ABS organizou um campeonato de futebolt, do qual participaram funcionários das diversas unidades da UFSM. O campeonato teve a entrega dos prêmios realizada durante um churrasco de confraternização na sede campestre, com a presença do vice-reitor Armando Vallandro e inúmeros representantes dos Centros e Setores administrativos da UFSM. Atualmente, com diversas mudanças estatutárias, a ABS foi transformada em Associação dos Servidores da UFSM (ASSUFSM), com a função de representar os servidores técnico-administrativos da UFSM perante a universidade, comunidade e governo.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1981.188.0004.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 4° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de um homem acendendo uma pira olímpica, de frente para uma arquibancada repleta de pessoas, junto a um campo de futebol em um dia de céu aberto e ensolarado. Em primeiro plano, ao centro da imagem, em pé e de perfil esquerdo, um homem na faixa etária de quarenta anos, com cabelo e pele escura, vestindo jaqueta e calça clara, com listras mais claras na lateral do braço e da perna, e tênis escuro. O homem está sobre um banco quadrado e claro, segurando um pote escuro com a mão esquerda, enquanto o braço direito está esticado, com uma tocha de fogo,  por cima da pira olímpica. A pira olímpica é redonda, escura e sustentada por seis canos de ferro que, no chão, formam a base em hexágono; tem altura um pouco inferior ao homem sobre o banco e está posicionada junto à lateral de um campo de futebol, de frente para a arquibancada. A esquerda da imagem e a frente do homem, parte de uma arquibancada lotada por homens, mulheres e crianças, de faixa etária entre sete e quarenta anos, sentados em quatro níveis de acentos, todos atentos ao homem na pira. A arquibancada tem a frente protegida por uma rede quadriculada, é coberta por telhas de amianto e o sol projeta sua sombra sobre o campo de futebol. As costas do homem que acende a pira, logo após as linhas de campo, outro homem na faixa etária de quarenta anos, em pé e de perfil esquerdo, com cabelo escuro e pele clara, vestindo jaqueta, calça e tênis claros. À direita dele, um menino na faixa etária de seis anos, com cabelo e pele claros, vestindo camiseta escura com uma faixa clara acima do abdômen, calça e tênis claro. Já à esquerda do homem, outro menino, na faixa etária de sete anos, com cabelo mediano e escuro, pele clara, vestindo jaqueta e calça clara com listras na lateral do braço e da perna. Entre o homem com os dois meninos e o homem que acende a pira, no segmento lateral da linha de campo, pelo menos cinco placas de propaganda, de madeira, claras, suspensas e presas no gramado por estacas, com as escritas ilegíveis. Ao fundo e quase ao centro do campo, pelo menos mais treze homens, em pé e na faixa etária de quarenta anos, assistindo o acendimento da pira; a maioria veste uniforme de futebol, com camiseta, calção e meia até a canela, em tons claros, e tênis escuro; apenas um deles veste calção escuro, além de outros dois homens com jaqueta clara, um com calça clara e outro com calça escura de listras na lateral da perna, e tênis escuros. 

Audiodescritora roteirista: Cintia Pasa Lopes

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1134

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes