Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 136 Sorteio realizado pela ACC Administração em 1968

Em 1965, Francisco Menezes Landó, professor e arquiteto da UFRGS, propôs a instalação do Curso de Administração na UFSM em uma reunião com diretores e professores da instituição. Nos anos seguintes, o Conselho Federal de Educação examinou e aprovou o funcionamento do curso e em paralelo contemplou também o funcionamento do curso de Ciências Contábeis. Em 1967 realizou-se o primeiro concurso vestibular e tiveram inícios as aulas, em sala localizada no térreo da Faculdade Politécnica. Em 1968 a ACC Administração 70 – primeira turma a se formar, promoveu um grande sorteio com quatro prêmios: dois carros, uma geladeira e uma televisão. O valor da cartela era de NCr$ 5,00 com sorteio pela Loteria Federal de São João. O curso de Administração foi reconhecido em 1971.

Fotógrafo: João de Lima. Arquivo Fotográfico UFSM.1968.003.001.

Texto: Kátia Moreira, Acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de cinco prêmios de um sorteio expostos em um local fechado. À extrema esquerda e de frente, um carro escuro, modelo semelhante ao Aero Willys de 1965, com faróis redondos, quatro portas, direção clara e as rodas de tamanho comum. Sobre o pára-choque dianteiro, uma placa horizontal e clara com a escrita: “Grande Sorteio. Promotora “ACC Administração70” – I prêmio”. Ao lado do carro, uma televisão escura, modelo análogo a Graetz dos anos 60 (das primeiras a cores), com caixa retangular de madeira, botões metálicos, redondos e posicionados na vertical, da metade para baixo em uma lateral junto à tela, onde acima está o alto-falante. Na parte superior da televisão, uma antena com base circular com duas hastes metálicas, finas e longas. O aparelho está sobre um balcão de madeira escura e com rodas, fechada apenas no fundo, tendo abaixo da tela, preso no balcão, uma placa horizontal e clara com a escrita: “Grande Sorteio. Promotora “ACC Administração 70” – III prêmio”. Ao centro da imagem e a direita da televisão, uma geladeira clara, com uma linha vertical e metálica na extrema esquerda, onde encontra-se, a meia altura, o puxador do mesmo material. Acima, uma placa horizontal e clara com a escrita: “Grande Sorteio. Promotora “ACC Administração 70” – IV prêmio”. Ao centro da imagem e à frente da geladeira, uma guitarra escura com detalhes claros no corpo do instrumento, semelhante a um modelo Warlock, com a base apoiada no chão e o braço escorado na roda dianteira de outro carro (o próximo prêmio). À frente da guitarra, uma placa clara, horizontal e menor que as demais, com a escrita: “Grande Sorteio. Promotora “ACC Administração 70” – V prêmio”. A extrema direita e levemente voltado à direita, um carro da marca Ford Rural Willys, com a lataria em dois tons: o entorno das janelas e capô são escuros, enquanto o teto e restante do veículo é claro; tem faróis redondos, duas portas e rodas grandes. Sobre o pára-choque dianteiro, uma placa horizontal e clara com a escrita: “Grande Sorteio. Promotora “ACC Administração 70” – II prêmio”. À direita, após o Ford Rural, parte de uma parede clara e lisa, contendo uma linha horizontal com sete cartazes verticais de tamanho médio, ordenados entre fundo escuro com escrita clara e fundo claro com escrita escura, sendo as palavras ilegíveis. Atrás dos prêmios, uma parede clara e lisa; acima deles, o canto direito do teto, claro, com três lâmpadas, penduradas em cerca de um metro de fio; e sob os objetos, piso quadriculado com fundo escuro e bordas largas e claras.

Audiodescritora roteirista: Cintia Pasa Lopes

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem