Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 138 Reunião Plenária do CRUB em 1981



Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de um grupo de oito pessoas em um ambiente interno. A imagem está enquadrada da direita para a esquerda. Seis pessoas estão em pé, enquadradas das coxas para cima e atrás de uma mesa. As pessoas têm faixa etária entre trinta e sessenta anos, pele branca e cabelos escuros, exceto um homem que é careca. Ao centro da imagem e da mesa, dois homens lado à lado e abraçados; o homem à esquerda está de terno escuro, gravata listrada e óculos de grau com lentes escurecidas; sorri. O da direita tem bigode ralo e está de terno claro. À esquerda dos homens abraçados, outros dois homens voltados levemente para a direita. Um deles tem barba grande, está de camisa escura, calça clara e óculos de grau com lentes escurecidas; o outro, é o careca, esta de terno escuro, camisa clara e óculos de grau com armação de metal. Estão com as mãos em posição de aplauso. À direita dos homens abraçados, uma mulher e um homem levemente voltados para a esquerda. A mulher, de perfil esquerdo, tem cabelos curtos, está com uma camisa xadrez, calça escura e usa um relógio no pulso esquerdo; sorri. O outro homem é visto parcialmente; tem sobrancelhas e bigode grossos, está com terno claro e usa uma pulseira de metal e uma aliança na mão esquerda. Da mesa vê-se somente o tampo, escuro e comprido. Sobre ele, folhas de papéis, cinco copos de vidro e três microfones em pedestais. A esquerda da imagem está escurecida e identifica-se parte de uma bandeira em um mastro e a cabeça de duas pessoas, uma delas usa óculos. Ao fundo e à esquerda da imagem, o encontro de duas paredes claras. Na parede da direita, atrás dos homens, parte de uma placa clara, onde identifica-se algumas palavras escritas em letras escuras: “conselho", "reunião", "Universidade Federal". Vê-se o teto de pvc claro e parte de uma lâmpada acesa. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultor: Fernanda Taschetto

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi sede da XXXII Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) em janeiro de 1981. A reunião constituiu-se em painéis e debates, apresentando a visão de cada um dos reitores participantes sobre os vários aspectos das universidades no país. Foi destaque do evento a presença do Ministro da Educação e Cultura, Rubem Carlos Ludwig, em sua primeira visita a UFSM, o qual concedeu entrevista coletiva à imprensa respondendo sobre vários assuntos preocupantes no setor educacional. Fato marcante foi também a posse do novo presidente do CRUB, prof. Diógenes da Cunha Lima, Reitor da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, o qual recebeu o posto do Reitor da UFSM, Derblay Galvão. Uma das ações relevantes da presidência de Galvão foi a elaboração de estudo acerca da integração da universidade com o ensino de 1º e 2º graus. 

Fotógrafo: Rubens Plácido Gadea. Arquivo Fotográfico UFSM.1981.019.001.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de um grupo de oito pessoas em um ambiente interno. A imagem está enquadrada da direita para a esquerda. Seis pessoas estão em pé, enquadradas das coxas para cima e atrás de uma mesa. As pessoas têm faixa etária entre trinta e sessenta anos, pele branca e cabelos escuros, exceto um homem que é careca. Ao centro da imagem e da mesa, dois homens lado à lado e abraçados; o homem à esquerda  está de terno escuro, gravata listrada e óculos de grau com lentes escurecidas; sorri. O da direita tem bigode ralo e está de terno claro. À esquerda dos homens abraçados, outros dois homens voltados levemente para a direita. Um deles tem barba grande, está de camisa escura, calça clara e óculos de grau com lentes escurecidas; o outro, é o careca, esta de terno escuro, camisa clara e óculos de grau com armação de metal. Estão com as mãos em posição de aplauso. À direita dos homens abraçados, uma mulher e um homem levemente voltados para a esquerda. A mulher, de perfil esquerdo, tem cabelos curtos, está com uma camisa xadrez, calça escura e usa um relógio no pulso esquerdo; sorri. O outro homem é visto parcialmente; tem sobrancelhas e bigode grossos, está com terno claro e  usa uma pulseira de metal e uma aliança na mão esquerda. Da mesa vê-se somente o tampo, escuro e comprido. Sobre ele, folhas de papéis, cinco copos de vidro e três microfones em pedestais. A esquerda da imagem está escurecida e identifica-se parte de uma bandeira em um mastro e a cabeça de duas pessoas, uma delas usa óculos. Ao fundo e à esquerda da imagem, o encontro de duas paredes claras. Na parede da direita, atrás dos homens, parte de uma placa clara, onde identifica-se algumas palavras escritas em letras escuras: “conselho”, “reunião”, “Universidade Federal”. Vê-se o teto de pvc claro e parte de uma lâmpada acesa.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultor: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1137

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes