Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 143 IV Fórum de Secretários de Transportes do RS em 1998



Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de pessoas atrás de uma mesa, uma mulher em um púlpito e uma platéia. Atrás da mesa, nove homens e uma mulher, com faixa etária entre quarenta e cinco e sessenta anos, estão de frente, um ao lado do outro e com expressão neutra. A maioria dos homens tem pele branca, cabelo curto e escuro e vestem ternos escuros. Na quinta posição, um homem de pele negra. Na sexta posição, o único homem do grupo que está em pé, com cabelos grisalhos e usa terno cinza escuro. Ao lado direito do homem em pé, outro homem com camisa branca. Na oitava posição, a mulher, de pele branca, cabelo liso e escuro até a altura dos ombros. A frente deles, a mesa retangular e larga com uma toalha bege, sobre ela, cerca de quatro garrafas. Ao lado esquerdo da mesa, um suporte com quatro mastros com as bandeiras da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, Brasil e Prefeitura Municipal de Santa Maria. À direita da mesa, um púlpito com um cartaz branco preso à frente com escritas ilegíveis. Atrás do púlpito a mulher em pé, de frente e com o rosto voltado à esquerda. Tem pele branca, cabelo escuro preso e veste camiseta nas cores branca e verde. Ao fundo, uma parede azul com dois pilares de madeira escura. À esquerda, junto à parede, visível apenas uma parte de um telão de projeção branco sobre um tripé. Ao lado, uma caixa de som preta, fixada à parede. Ao lado da caixa de som, uma placa vertical branca, com borda fina preta. À direita um cartaz vertical, com borda preta e larga. No centro do cartaz a fotografia do chão de uma rodovia com foco nas duas faixas centrais amarelas. Acima da fotografia, em fundo branco com letras garrafais pretas “4º Fórum dos secretários de transportes do Rio Grande do Sul”, abaixo da fotografia, em fundo preto com letras brancas “6 e 7 de abril de 1998 – Santa Maria”. Mais à direita, outro cartaz vertical de fundo branco. No topo, em preto e caixa alta a sigla “ATU”, abaixo uma logo com dois losangos sobrepostos: o maior é branco com contorno preto e o menor é azul escuro com um coração branco contornado em vermelho ao centro; acima do losângo azul, sobre o fundo branco do losângo maior, a frase em preto “a gente leva você no coração”. Abaixo da logo, em caixa alta e na cor preta “Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria”. Em primeiro plano, ocupando toda a largura da imagem, a platéia, com cerca de trinta pessoas. A maioria são homens de pele branca, cabelo curto e escuro. Estão de costas, sentados em cadeiras com estruturas de metal e acento e encosto estofados na cor creme. Há algumas cadeiras vazias. A esquerda e a frente da platéia, uma mesa quadrada e alta de madeira com um projetor branco de imagens. A parede direita é branca e o chão é acarpetado vermelho escuro com losangos grandes pretos.

O IV Fórum de Secretários de Transportes do Rio Grande do Sul foi realizado em abril de 1998 no Itaimbé Palace Hotel e coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ATNP), com a presença, entre outros, do Diretor Regional da ANTP Adão Faraco, do Secretário de Transportes de Porto Alegre Luiz Carlos Bertotto e do Chefe de Transportes da UFSM Carlos José Antônio Félix. A associação foi criada em 1977, voltada ao setor de transporte público e do trânsito do Brasil. O fórum é um espaço para troca de experiências e busca desenvolver estudos, ações e projetos que atendam a interesses comuns da sociedade, atuando com intuito da melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito. O evento foi criado em junho de 1990 e atualmente recebe o nome de Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Fotógrafo: Jair Alan Cortes Siqueira. Arquivo Fotográfico UFSM.1998.022.003.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 4° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de pessoas atrás de uma mesa, uma mulher em um púlpito e uma platéia. Atrás da mesa, nove homens e uma mulher, com faixa etária entre quarenta e cinco e sessenta anos, estão de frente, um ao lado do outro e com expressão neutra. A maioria dos homens tem pele branca, cabelo curto e escuro e vestem ternos escuros. Na quinta posição, um homem de pele negra. Na sexta posição, o único homem do grupo que está em pé, com cabelos grisalhos e usa terno cinza escuro. Ao lado direito do homem em pé, outro homem com camisa branca. Na oitava posição, a mulher, de pele branca, cabelo liso e escuro até a altura dos ombros. A frente deles, a mesa retangular e larga com uma toalha bege, sobre ela, cerca de quatro garrafas. Ao lado esquerdo da mesa, um suporte com quatro mastros com as bandeiras da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, Brasil e Prefeitura Municipal de Santa Maria. À direita da mesa, um púlpito com um cartaz branco preso à frente com escritas ilegíveis. Atrás do púlpito a mulher em pé, de frente e com o rosto voltado à esquerda. Tem pele branca, cabelo escuro preso e veste camiseta nas cores branca e verde. Ao fundo, uma parede azul com dois pilares de madeira escura. À esquerda, junto à parede, visível apenas uma parte de um telão de projeção branco sobre um tripé. Ao lado, uma caixa de som preta, fixada à parede. Ao lado da caixa de som, uma placa vertical branca, com borda fina preta. À direita um cartaz vertical, com borda preta e larga. No centro do cartaz a fotografia do chão de uma rodovia com foco nas duas faixas centrais amarelas. Acima da fotografia, em fundo branco com letras garrafais pretas “4º Fórum dos secretários de transportes do Rio Grande do Sul”, abaixo da fotografia, em fundo preto com letras brancas “6 e 7 de abril de 1998 – Santa Maria”. Mais à direita, outro cartaz vertical de fundo branco. No topo, em preto e caixa alta a sigla “ATU”, abaixo uma logo com dois losangos sobrepostos: o maior é branco com contorno preto e o menor é azul escuro com um coração branco contornado em vermelho ao centro; acima do losângo azul, sobre o fundo branco do losângo maior, a frase em preto “a gente leva você no coração”. Abaixo da logo, em caixa alta e na cor preta “Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria”. Em primeiro plano, ocupando toda a largura da imagem, a platéia, com cerca de trinta pessoas. A maioria são homens de pele branca, cabelo curto e escuro. Estão de costas, sentados em cadeiras com estruturas de metal e acento e encosto estofados na cor creme. Há algumas cadeiras vazias. A esquerda e a frente da platéia, uma mesa quadrada e alta de madeira com um projetor branco de imagens. A parede direita é branca e o chão é acarpetado vermelho escuro com losangos grandes pretos.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes.

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto.

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1142

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes