Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 144 Programa Radiofônico Ganha Prêmio Landell de Moura em 2002

Audiodescrição da imagem: Fotografia colorida na horizontal de cinco homens no interior de um ambiente religioso. Os homens enquadrados da cintura para cima, dois de perfil direito, três de perfil esquerdo, com faixa etária de 45 a 60 anos, todos de pele branca. Dos dois homens de perfil direito: o que está em primeiro plano, tem cabelo e barba castanho escuro, sorri, veste uma camiseta branca e uma calça jeans preta, em seu punho esquerdo, um relógio preto, segura em suas mãos um papel com anotações; o outro homem, mais atrás deste primeiro, é grisalho, veste uma camisa azul escuro e uma calça social preta, com a mão direita segura um papel com anotações em direção a outro homem. Dos três homens de perfil esquerdo: todos usam óculos de grau com armação de metal, batina branca e têm cabelos brancos, o que está em primeiro plano, aparece em parte, atrás desse, outro homem, que usa uma mitra na cabeça, na mão esquerda tem um microfone em direção a boca e com a mão direita segura a ponta do papel que o outro lhe estendeu, o último, mais atrás, também aparece em parte. Ao fundo da imagem, também de perfil esquerdo, grandes esculturas de santos, uma mesa retangular ao comprido coberta por uma toalha branca com duas velas em cima. No lado esquerdo, a parte de uma outra mesa coberta por uma toalha branca e alguns objetos em cima. A parede do fundo é bege e alta, com trabalhados em relevos verticais intercalados. No chão ao fundo da imagem, um grande tapete de veludo vermelho, na parte do chão onde estão os homens, o piso é de madeira bege mesclado com madeira marrom. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Em maio de 2002 o Programa Universidade Comunitária, veiculado pela Rádio Universidade 800 AM desde o ano anterior, recebeu o Prêmio Landell de Moura (pioneiro na Ciência da Telecomunicação) concedido anualmente pela Diocese de Santa Maria. O programa, que era produzido e apresentado por Cândido Otto da Luz e Cleber Costa, tinha como objetivo atender as demandas da comunidade santamariense. Eram realizadas reuniões de associações de moradores de bairros onde definiam os principais problemas do município (iluminação pública, segurança, abastecimento de água) estes eram debatidos ao vivo no programa, todos os sábados das 9h às 11h. O Universidade Comunitária também era conhecido por apoiar o Projeto Ronda da Cidadania, da Juíza Elma Puntel e eventuais promoções do Projeto Esperança – Cooesperança, da Irmã Lurdes Dihl.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2002.CD13.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens