Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 145 Inauguração do Laboratório de Línguas em 1977



Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de nove pessoas junto a três mesas e uma janela, em um ambiente fechado. As pessoas são seis mulheres e três homens, com faixa etária de 25 a 50 anos e pele clara. Sete delas estão sentadas atrás de mesas, enquanto duas estão em pé junto a uma janela. Em primeiro plano, as três mesas, posicionadas uma atrás da outra; são retangulares, largas e claras. Sobre o tampo de cada uma delas, quatro divisórias opacas e uma parede frontal de vidro, que formam três cabines. A mesa da frente é vista em parte, enquanto as demais na íntegra. A fotografia foi registrada do canto esquerdo inferior da sala para trás. À Direita das mesas, onde elas estão encostadas, uma parede com a metade inferior de madeira escura e a metade superior de lajota clara, com um interruptor. O chão é de lajota escura. As sete pessoas sentadas nas mesas, quatro mulheres e três homens, uma por cabine, enquadradas do busto para cima, usam headsets e têm os rostos baixos, concentradas em suas atividades. As mulheres vestem suéteres com várias estampas em tons claros e escuros e têm cabelos escuros, curtos e ondulados. Os homens usam camisas claras, ternos e gravatas escuras, um deles tem cabelo escuro, liso e curto, enquanto os outros dois são calvos; dois deles usam óculos de grau com armação de metal. Atrás das mesas e pessoas, uma parede com a metade inferior de madeira, escura, e metade superior de lajota, clara. Nessa parede, uma porta de madeira, lisa e clara, à direita, e uma janela horizontal, de vidro, à esquerda, visível em parte. Pela janela, duas mulheres, de frente, enquadradas do busto para cima, com cabelos curtos, escuros e volumosos, vestindo camisas claras. Atrás delas, apenas claridades indefiníveis. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritor Consultor: Cristian Sehnem

Em outubro de 1977 foi inaugurado, no curso de Letras, o Laboratório de Línguas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com recurso financeiro do Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento. A verba só foi liberada após a reestruturação do currículo do Curso de Letras, que passou a oferecer mais duas opções além da Licenciatura em Letras: as de Intérprete-Tradutor e Assessor-Secretário Executivo. A solenidade contou com a presença do Dr. Arcimar de Mattos, representante do MEC em Santa Maria e da Profª Maria Luiza Ritzel Remédios, coordenadora do Curso de Letras. O laboratório consistia em Sala de Programação, com mesa de comando (onde ficava o professor) e Sala de Aula, onde foram instaladas 36 cabines individuais, cada uma com um fone. As aulas poderiam ser ministradas de várias maneiras audiovisuais, pois a mesa incluía projetores, uso de fitas, e discos.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1977.237.003.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 4° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de nove pessoas junto a três mesas e uma janela, em um ambiente fechado. As pessoas são seis mulheres e três homens, com faixa etária de 25 a 50 anos e pele clara. Sete delas estão sentadas atrás de mesas, enquanto duas estão em pé junto a uma janela. Em primeiro plano, as três mesas, posicionadas uma atrás da outra; são retangulares, largas e claras. Sobre o tampo de cada uma delas, quatro divisórias opacas e uma parede frontal de vidro, que formam três cabines. A mesa da frente é vista em parte, enquanto as demais na íntegra. A fotografia foi registrada do canto esquerdo inferior da sala para trás. À Direita das mesas, onde elas estão encostadas, uma parede com a metade inferior de madeira escura e a metade superior de lajota clara, com um interruptor. O chão é de lajota escura. As sete pessoas sentadas nas mesas, quatro mulheres e três homens, uma por cabine, enquadradas do busto para cima, usam headsets e têm os rostos baixos, concentradas em suas atividades. As mulheres vestem suéteres com várias estampas em tons claros e escuros e têm cabelos escuros, curtos e ondulados. Os homens usam camisas claras, ternos e gravatas escuras, um deles tem cabelo escuro, liso e curto, enquanto os outros dois são calvos; dois deles usam óculos de grau com armação de metal. Atrás das mesas e pessoas, uma parede com a metade inferior de madeira, escura, e metade superior de lajota, clara. Nessa parede, uma porta de madeira, lisa e clara, à direita, e uma janela horizontal, de vidro, à esquerda, visível em parte. Pela janela, duas mulheres, de frente, enquadradas do busto para cima, com cabelos curtos, escuros e volumosos, vestindo camisas claras. Atrás delas, apenas claridades indefiníveis.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritor Consultor: Cristian Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1144

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes