Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG na 45ª Feira do Livro de Santa Maria

O Departamento de Arquivo Geral e o Núcleo de Acessibilidade da UFSM foram co-promotores da Oficina de Leitura Inclusiva Conversa sobre Meus Livros, que ocorreu na tarde de 08 de maio na Casa de Leitura da 45ª Feira do Livro de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho. As outras instituições organizadoras foram a Fundação Dorina Nowill de Cegos de São Paulo e a Associação de Cegos e Deficientes Visuais (ACDV).

A ação foi articulada pelo GT Centro RS de Leitura Inclusiva, da qual Cristian Sehnem do Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) e Cristina Strohschoen dos Santos do DAG são representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na programação estavam roda de leitura, contação de histórias, exposição de equipamentos e outros materiais acessíveis, oficina sobre o sistema braille, sensibilização com o uso da bengala-guia e outros.

Participaram três turmas de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves. Representando o DAG participaram as arquivistas Daiane Regina Segabinazzi Pradebon, Geovana Gayer, Josiane Sfreddo, e os bolsistas e acadêmicos do Curso de Arquivologia Danielle Godoy Espíndola, Yasmin Perez e Hélvio Spode.

O GT Centro RS tem 80 integrantes, foi criado em dezembro de 2015. Chegando aos quatro anos de atuação a Rede de Leitura Inclusiva é mobilizada pela Fundação Dorina Nowill nos 26 Estados mais o Distrito Federal.

Fotografias: Daiane Pradebon

UFSM.2018.006 (3menor).JPGUFSM.2018.006 (6menor).JPG