Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG no Curso de Audiodescrição Nível Básico da UFSM

Finalizou na tarde de 04 de junho o Curso de Audiodescrição Nível Básico promovido pela Comissão de Audiodescrição do Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED).

O curso foi de 40 horas, na modalidade presencial, com aulas à tarde nos dias 21 a 25 de maio e 04 a 08 de junho de 2018; e integra o Projeto de Extensão Audiodescrição: Traduzindo Imagens em Palavras, da CAED, o qual tem por objetivo ofertar cursos de formação continuada em audiodescrição.

A equipe organizadora foi composta por integrantes da Comissão de Audiodescrição da UFSM: Cristian Evandro Sehnem, Cristina Strohschoen dos Santos (arquivista do DAG), Fernanda Taschetto, Josefa Lidia Costa Pereira e Pricila Arrojo da Silva, além da acadêmica Cíntia Pasa Lopes, no apoio técnico.

Pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) participou também Geovana Gayer, arquivista do Arquivo Setorial/DAG. Esta participação converge com o objetivo do curso: ampliar o conhecimento e a prática audiodescritiva, em especial na instituição, em setores e cursos que tenham relação direta com este recurso de acessibilidade, e visa contar com pelo menos um servidor que apreenda, multiplique e produza tal conhecimento em sua área de atuação.

O conteúdo teórico abordou os tipos de audiodescrição (imagens estáticas e dinâmicas), as barreiras atitudinais, normas técnicas da ABNT, profissionais Roteirista e Consultor em audiodescrição, modos de publicação acessível, princípio inclusivo da audiodescrição e principais leis brasileiras pertinentes. Além disso, foram realizados inúmeros exercícios práticos.

Nessa edição, o curso de audiodescrição contou com a participação de 10 servidores, 11 estudantes e seis pessoas da comunidade, totalizando 27 cursistas. Destes, sete são servidores da UFSM (do Departamento de Ciências da Comunicação, da Agência de Notícias, do Departamento de Arquivo Geral, do UAP/Rede Integrare, do Centro de Educação Física e Desportos e do Hospital Universitário), um participante é do Instituto Federal Farroupilha, um do Centro Estadual de Educação Básica Conde D’Eu de Rondinha-RS e da um da Escola Estadual de Ensino Fundamental Aloysio Hofer de Barra Funda-RS. Já dos estudantes, foram provenientes dos cursos de Gestão Educacional, de Educação Especial, de Mídias na Comunicação, de Dança da UFSM e do Curso de Serviço Social da ULBRA. E, da comunidade, o curso contou com a presença de uma educadora física (Academia Nova Estéticas), uma relações públicas (Associação de Cegos e Deficientes Visuais – ACDV), uma jornalista, uma terapeuta ocupacional, uma pedagoga,  e da mãe da estudante de Serviço Social da ULBRA, que possui deficiência visual, e acompanhou a filha.

2018 curso de audiodescrção fotografia menor.jpg

Fotografia: Íris Bretas Ravasi

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de 33 pessoas posando para a imagem no interior de uma sala de aula. São trinta mulheres e três homens, na faixa etária dos 18 aos 60 anos, com 25 delas em pé, seis sentadas (uma em cadeira de rodas) e duas agachadas. Todas vestem roupas de inverno e a maioria delas sorri. A sala tem paredes brancas, com três janelas à esquerda, dois condicionadores de ar ao fundo e diversas cadeiras, com mesas acopladas, à direita.

UFSM.2018.06-07 A menor.jpg

Fotografia: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical e colorida de uma mulher sentada em uma cadeira universitária com prancheta frontal. A mulher tem cabelo comprido e preso, loiro e liso, veste blusão preto com um lenço caramelo no pescoço e calça jeans azul. Ela sorri e escreve em uma caderneta. Sobre a prancheta há também uma folha tamanho A4 amarela e uma folha branca na qual visualiza-se impresso, uma fotografia em preto e branco.