Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 153 Sala Adelmo Genro Filho No DCE em 1991

A inauguração da Sala Adelmo Genro Filho na sede do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aconteceu em 07 de junho de 1991, com a presença do Reitor Tabajara Gaúcho da Costa, de Adelmo Simas Genro, Tarso Genro, João Nascimento da Silva representando a Câmara de Vereadores e Marco Aurélio Pereira, presidente do DCE. Adelmo Genro Filho formou-se como jornalista em 1975 pela UFSM e desde adolescente exerceu intensa atividade política, como líder estudantil e membro de organizações políticas que resistiam ao regime militar. Em 1976 foi eleito vereador em Santa Maria, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), exercendo mandato até 1982. Publicou sete livros – três em conjunto com outros autores, sendo um deles, O Segredo da Pirâmide – para uma Teoria Marxista do Jornalismo, em 1987, um ano antes de sua morte.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1991.075.002.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Montagem horizontal composta por duas imagens horizontais em preto e branco, uma de cinco homens atrás de uma mesa e outra de uma sala com cadeiras vazias. Na parte superior da montagem, a imagem diagonal, da esquerda para a direita de cinco homens atrás de uma mesa retangular. O primeiro homem está em pé e os outros quatro sentados. Todos estão levemente de perfil direito, tem pele clara e expressão neutra. O homem em pé tem aproximadamente setenta anos, cabelo curto, grisalho e com calvície. Veste terno escuro, usa óculos de grau e segura com a mão direita um microfone com fio, próximo à boca. O segundo homem com aproximadamente quarenta e cinco anos, tem cabelo curto e escuro e bigode escuro. Veste terno escuro, está com os antebraços sobre a mesa e olha para as mãos que estão unidas. Ao lado, um homem com cerca de cinquenta anos, cabelo curto e escuro, e bigode escuro. Veste terno escuro. Está com os antebraços sobre a mesa, as mãos espalmadas e olha para a frente. O quarto homem com cerca de cinquenta anos, tem cabelo curto, entradas de calvície e escuro. Veste terno escuro e olha para o homem que está em pé. O último homem tem aproximadamente quarenta anos, cabelo curto, levemente volumoso e escuro. Veste blusa clara com detalhes escuros. Está com os antebraços sobre a mesa, as mãos unidas e olha para a frente. A mesa é de madeira clara. Sobre ela o suporte e o fio do microfone. Atrás dos homens, uma parede escura, com um quadro vertical da fotografia de uma pessoa. À parede da direita é coberta por uma cortina escura. O teto é escuro. Na parte inferior da montagem, a fotografia de uma sala, tirada do fundo para a frente. Cerca de trinta cadeiras de madeira escura com assentos estofados estão divididas em duas colunas, separadas ao centro por um corredor. Ao centro e em frente as cadeiras, um pequeno tablado com duas mesas retangulares de madeira, unidas uma ao lado da outra. Atrás delas, cinco cadeiras de madeira. À direita das mesas, outra mesa pequena, quadrada e alta de madeira escura. Atrás das mesas, uma parede escura com uma porta clara à esquerda e um quadro ao centro. A parede esquerda é escura e a parede direita é coberta por uma cortina escura. Em ambas, ao centro, um pilar de madeira com uma caixa de som quadrada e pequena fixada próxima ao teto. O teto é escuro, com seis lâmpadas.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes.

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto.

Artigo em Libras