Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 154 Exposição de Documentos Históricos em 1982

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de um grupo de pessoas atrás de uma grande mesa oval em um ambiente fechado. O ângulo da imagem é diagonal da direita para a esquerda. O grupo é formado por dezesseis mulheres e dois homens, todos com pele clara, cabelos volumosos e escuros. Vestem roupas de frio, como casacos e blusões. Estão sentados e olham atentamente para a esquerda. O tampo da mesa é oval, comprido, vazado, escuro e sustentado por vários cavaletes claros. Sobre a mesa, folhas de papel. Ao centro da mesa uma cadeira clara. Ao fundo, o encontro de duas paredes claras. Na parede esquerda, um interruptor. Na parede direita, um armário de madeira escura, com duas portas, baixo e largo, e ainda, três interruptores. O teto é claro, com três lâmpadas fluorescentes. O chão é de parquets claros e escuros dispostos em zigue-zague. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

Uma exposição de documentos foi promovida em julho de 1982, por alunos da disciplina de Arquivos Permanentes do terceiro semestre do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A exposição contemplou documentos de real valor histórico que foram coletados na instituição e com pessoas que se interessam pela preservação de manuscritos antigos. Dentre os documentos expostos destacaram-se: Planta das Ruas de Santa Maria elaborada em 1861; Lei da Criação do Arquivo Histórico de Santa Maria de 1958; Carta de Brasão de Armas da UFSM de 1963; Primeiro Título Eleitoral do Brasil pertencente a Getúlio Vargas; e Carta do Ministério dos Negócios da Guerra enviada ao Visconde de Porto Alegre em 1860. O público pode apreciar a exposição na sala 209 da Antiga Reitoria, na Rua Floriano Peixoto.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1982.180.009.

Texto: Marcele Della Flora Cortes, acadêmica do 5°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto